Rei Charles lamenta morte de Rainha Elizabeth II: “Momento de muita tristeza”
Filho de Rainha Elizabeth II, o agora Rei Charles se pronunciou sobre a perda da monarca, em um comunicado divulgado pela Família Real, e emocionou ao citá-la como “querida soberana” e “uma mãe muito amada”.
“A morte da minha querida mãe, Sua Majestade, é um momento de muita tristeza para mim e os membros da minha família. Nós lamentamos profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe que foi muito amada. Eu sei que a perda dela será muito sentida no país, na Commomwealth e por incontáveis povos no mundo“.
Charles acrescentou: “Durante esse período de luto e mudança, minha família e eu teremos conforto e seremos sustentados por sabermos do respeito e do afeto que a rainha tinha“, completou. Segundo o Protocolo de Londres, Charles assumiria o trono logo após a morte da monarca.
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (08/09) aos 96 anos. A perda da rainha comoveu o mundo e, em especial, algumas celebridades. Ela, que ocupou o trono britânico por mais de 70 anos, foi uma das monarcas mais longevas da história. Ela deve ser sucedida pelo seu filho mais velho, o príncipe Charles.
Elizabeth já vinha apresentando alguns problemas de mobilidade, chegando a usar uma bengala para poder se locomover. Médicos tiveram que cortar drinques diários que a monarca costumava consumir e reduzir suas atividades para evitar que ela se estressasse.
Desde o falecimento do príncipe Philip, seu marido, em abril de 2021, a rainha já estava diminuindo o número de seus compromissos oficiais, que se tornaram cada vez mais esparsos por conta da covid-19.