Rainha Elizabeth II: Príncipe Harry comenta pela primeira vez a morte de sua avó
Príncipe Harry se pronunciou pela primeira vez desde o falecimento de sua avó, a rainha Elizabeth II, ao divulgar um comunicado através do site de uma fundação. O duque usou o texto para descrever a importância do trabalho de Elizabeth, além de usá-la como exemplo para a nação.
“Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade a Rainha – e ao lamentar sua perda – todos nós lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever”, começou o príncipe em seu texto.
“Ela era mundialmente admirada e respeitada. Sua graça e dignidade inabaláveis permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e agora seu legado será eterno. Façamos eco das palavras que ela falou após o falecimento de seu marido, o príncipe Philip, palavras que podem trazer conforto para todos nós agora: “A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como em primeiros encontros”, continuou.
Rainha Elizabeth e o luto da família real
O monarca ainda comentou sobre o luto e citou seu pai, o rei Charles III. “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-la pela primeira vez como minha comandante e chefe, até o primeiro momento em que você conheci minha querida esposa e abracei seus amados bisnetos. Eu aprecio esses momentos compartilhados com você e os muitos outros momentos especiais entre eles. Você já faz muita falta, não apenas por nós, mas por todo o mundo. E no que diz respeito às primeiras reuniões, agora homenageamos meu pai em seu novo papel como rei Charles III”, declarou.
Para finalizar, ele ainda fez um agradecimento e citou o avô, o príncipe Philip, que faleceu no começo do ano passado: “Obrigado pelo seu compromisso com o serviço. Obrigado por seu conselho de som. Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz”.