Corpo de Rainha Elizabeth segue em cortejo e Rei Charles III vai a pé

Cortejo do corpo da Rainha Elizabeth III pelas ruas da Escócia

Nesta segunda-feira, 12 de setembro, o corpo da rainha Elizabeth II seguiu para a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, Capital escocesa. A monarca morreu no último dia 08 de setembro e seu funeral deve seguir até dia 19 de setembro. Liderando o cortejo, estava o agora Rei Charles II e seus três irmãos. Nesta data, os britânicos terão a oportunidade de dar o último adeus à monarca, que reinou por 70 anos.

Príncipe Harry quebra o silêncio e homenageia a avó: ‘Nossa bússola’

TRAJES

Charles (73) e dois dos seus irmãos, Anne (72) e Edward (58) usaram trajes militares. Já Andrew (62) estava apenas de terno, pois, há de se lembrar que dele foram tiradas as honras militares pela própria rainha, por conta das graves acusações de agressão sexual a uma menor nos EUA.

Cortejo do corpo da Rainha Elizabeth III pelas ruas da EscóciaCortejo do corpo da Rainha Elizabeth III pelas ruas da Escócia
Cortejo do corpo da Rainha Elizabeth III pelas ruas da Escócia – Foto: Reprodução TV Globo

Os filhos da monarca seguiram, logo atrás do carro funerário, numa caminhada, a pé, do Palácio de Holyroodhouse até o templo vizinho da Igreja na Escócia.

Leia+: Biografia Rainha Elizabeth II: morre a mais longeva monarca britânica

Na Catedral, as homenagens dos escoceses ficarão abertas por 24 horas e, no telhado do local, estão a postos franco-atiradores da polícia, como forma de maior segurança.

PRÍNCIPE HARRY ESCREVE TEXTO EMOCIONANTE

Pela primeira vez, após a morte da avó, a Rainha Elizabeth II, que aconteceu no último dia 08 de setembro, o Príncipe Harry se pronunciou sobre o momento.

Acompanhado da esposa Meghan Markle, ao ir de encontro ao irmão e à cunhada, Príncipe William e Kate Middleton e do pai, agora, Rei Charles III, Harry encantou ao cumprimentar as pessoas que estavam em frente ao castelo de Windsor, onde depositaram flores e homenagens à monarca.

William escreveu uma carta de despedida cheia de sensibilidade e emoção à Elizabeth II. Confira:

“Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade, a rainha — e ao lamentar sua perda —, todos nos lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever. A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como primeiros encontros.

Leia+: Biografia Rainha Elizabeth II: morre a mais longeva monarca britânica

Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros — desde minhas primeiras lembranças de infância com você e conhecê-la pela primeira vez como meu comandante em chefe até o primeiro momento em que você conheceu minha querida mulher e abraçou seus amados bisnetos.

Você já faz muita falta, não apenas para nós, mas para o mundo todo. E, como se trata de primeiros encontros, agora homenageamos meu pai em seu novo papel, como o rei Carlos 3º.

Obrigado por seu compromisso com o serviço. Obrigado por seus bons conselhos. Obrigado por seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos, em paz.”

Carta escrita pelo Príncipe Harry após a morte da avó, Rainha Elizabeth II – Foto: Reprodução Twitter

Leia+: Morre Rainha Elizabeth II: Por que a monarca era tão amada?

NÃO CHEGOU A TEMPO DE VER A AVÓ VIVA

Na manhã de quinta-feira, 08 de setembro, um chamado dos médicos que cuidavam da Rainha Elizabeth II deixou o mundo em alerta. Os médicos estavam preocupados com a saúde da monarca e chamaram a família toda para o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde ela passava as férias de veraneio e também, local escolhido por ela para passar seus últimos dias.

Segundo informações do Daily Mail, a família real, assim que chamada, tratou de cancelar compromissis para viajar até a Escócia. Mas por pouco, netos e filhos não puderam ver a Rainha com vida. Exceto Charles, sua esposa Camila Parker Bowles e a princesa Anne.

Leia+: Camila Parker se torna Rainha Consorte. Saiba o que significa o título

Os príncipes Andrew, Edward e sua esposa Sophie e o príncipe William pegaram um jato particular de Berkshire para Aberdeen, seguindo para Balmoral, mas ainda de acordo com a publicação, não chegaram a tempo de vê-la viva.

Ainda de acordo com o site Daily Mail, o príncipe Harry chegou a Balmoral, na Escócia, mais de uma hora após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II, ao se juntar a outros membros da realeza. O Palácio de Buckingham declarou a morte da realeza mais antiga da Grã-Bretanha, aos 96 anos, às 18h30 (horário local) de quinta-feira, 8 de setembro.

Os dados do voo mostram que o jato do duque de Sussex ainda estava no ar naquele momento. Harry foi visto na parte de trás de um carro deixando o local logo após as 19h. Ele finalmente chegou à propriedade escocesa às 19h52, onde se juntou a outros membros da família real no luto pela morte da rainha.

Leia+: Hino da Inglaterra ganha nova versão após morte de Elizabeth II, diz jornal

Harry foi para Balmoral sozinho, sem sua esposa Meghan, antes de comparecer ao WellChild Awards, em Londres. Ele deveria fazer um discurso na premiação desta noite.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias