Cortejo fúnebre da rainha Elizabeth chega a Edimburgo

Cortejo funebre rainha elizabeth

O cortejo fúnebre da rainha Elizabeth II chegou a Edimburgo, cerca de seis horas após deixar o castelo escocês de Balmoral. A viagem foi a primeira etapa da despedida da monarca. Todo protocolo real deve terminar em 19 de setembro.

O caixão de carvalho está enrolado no estandarte real para a Escócia — a bandeira oficial da Coroa no país — e é adornado com buquês de ervilhas de cheiro, uma das flores favoritas da monarca. Há também uma sacolinha de plástico com um sanduíche de marmelada, notoriamente apreciado por Elizabeth II, com um recado: “um sanduíche de marmelada para sua jornada, senhora”.

De acordo com o New York Times, a comitiva de sete carros levou também a única filha mulher de Elizabeth II, a princesa Anne, que está acompanhada do marido, Timothy Lawrence. Em Edimburgo, o corpo foi levado para o Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da Coroa na cidade. O caixão foi retirado do carro e carregado em silêncio por uma guarda de honra observada por Anne e seus dois irmãos mais novos, os príncipes Andrew e Edward, e a mulher do caçula da rainha, Sophie. Em seguida, o corpo foi levado para o Salão do Trono.

Os preparativos antecipam também as cerimônias de segunda-feira, quando o corpo deixará o palácio em uma procissão até a Catedral de Saint Giles, a cerca de um quilômetro de distância. O caminho será percorrido a pé pelo rei Charles III e outros parentes.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias