De ‘Diz Pra Mim’ até ‘Se Lembrar’: Banda Malta consagrada pelo tempo no rock brasileiro
‘Diz pra mim o que eu já sei. Tenho tanta coisa nova pra contar…’, quem ai se lembra desse refrão que explodiu no Brasil em 2014 e até hoje lidera a playlist de vários brasileiros? Formada por amigos que no começo não tinha nada em comum em suas carreiras, acabaram se unindo por um gosto em comum e que no dia 4 de maio de 2014, a paixão pela música e os talentos marcantes de cada um deram origem a !
Mais de 10 anos se passaram, muitas mudanças foram feitas nos integrantes da banda, porém, ambos ainda conseguem manter a essência do rock alternativo que conhecemos lá atrás.
A novidade é que esse ano eles vieram com tudo, lançando o single ‘Tempo’, que tem a justa missão de revisitar toda a trajetória do grupo, e é pensando nisso, que a nossa coluna também resolveu reviver essa história regada de muita amizade, música e sucesso. Confira a entrevista!
Recentemente, o grupo postou em seu canal no YouTube a revelação do single ‘Tempo’, que traz uma reflexão ao que eram antigamente em comparação com o que são hoje. Qual é o pensamento que essa nova música reflete na vida de vocês e porque essa reflexão veio agora?
Essa pedrada com arranjo impressionante de Thor Moraes, é um retrato de como minha cabeça pensava durante toda essa trajetória até chegar à Malta. Contei a história para os meninos e conseguimos imprimir toda essa letra. Sempre mirei, procurando e me entregando mesmo que fosse um pouco, ao meu grande sonho. Mas sempre bateram ponto, alguns pensamentos dizendo que não tinha mais tempo pra isso e que o tempo tinha acabado. É como se eu cantasse de volta pra esses ‘monstros’ em minha cabeça, mas dessa vez, dentro do sonho já realizado. Resumindo, a música ‘Tempo’ é pra esfregar na cara que tá tudo bem ter esses pensamentos às vezes, só continue na sua caminhada, que uma hora você chega em seu destino.
Envolvidos na música desde antes da criação da banda, os integrantes já se apresentavam em vários lugares. Vocês se lembram de como foram os caminhos que os introduziram na música e até a formação da Malta?
Todos nós sempre tocamos desde pequenos, consequentemente sempre tivemos banda, mas a formação da Malta foi acontecer em 2013 com a ideia de fazer um Rock romântico, uma mistura de Nickelback com Roupa Nova!
O ano de 2014 se tornou bastante marcante para vocês, pois foi a participação do grupo do reality musical ‘Superstar’ da Rede Globo, onde a banda ganhou repercussão nacional. Qual foi o significado desse dia para vocês e os primeiros momentos da fama após o programa? Como aconteceu a oportunidade de se apresentarem no programa?
Tivemos a notícia que teria um reality igual ao já conhecido ‘The Voice’, mas com banda completa, então nos inscrevemos em fevereiro de 2014, tínhamos uns 6 meses de banda e somente 3 musicas gravadas. O programa iniciou em 6 de Abril e a Malta foi a 2ª banda a se apresentar, com a musica Memórias.
Conseguimos passar daquela fase com votos positivos de todos os jurados, e dai em diante tudo mudou. No dia seguinte, já fomos recebidos no aeroporto como se fossemos o Guns n’ Roses (risos).
Uma curiosidade a respeito de vocês, é que antes do grupo, vocês estavam em alguns projetos diferentes, como o ex-vocalista Bruno que se apresentou com o sertanejo Hudson Cadorini, um estilo diferente do que a Malta aborda, e o Diego Lopes que além de músico também era desenvolvedor de sites e aplicativos. Como ocorreram essas transformações e como elas acabaram se conectando na vida de vocês antigamente?
Todos sempre estiveram envolvidos com a música de algum jeito. Eu (Daga) e o Thor trabalhávamos em estúdios, o Diego fazia sites e trabalhos digitais para bandas, além de tocar comigo em outra banda, o Bruno tocava na noite, assim como o João, que além de tocar por ai, é formado em produção musical, tocava na noite e tbm teve um podcast de grande expressão, o ‘Troca o disco’
Durante uma parte da biografia de vocês na internet, vocês afirmaram que apesar de todos já estarem há anos na música tentando um lugar ao sol, a situação era difícil mesmo assim. Na opinião de cada um de vocês, quais são as principais dificuldades que os artistas independentes passam hoje no Brasil e qual é o elemento que mais falta para que possam viver através de suas artes?
Qualquer tipo de arte tem sua dificuldade, na musica não é diferente. Hoje existem muitas bandas, muitas ‘tribos’, e eu acho que a maior dificuldade é conseguir se identificar com certo público, tiver uma personalidade e seguir com uma proposta.
Produzido pela Som Livre e considerado um verdadeiro sucesso da música nacional em 2014, o single ‘Diz Pra Mim’ do álbum ‘Supernova’ alcançou a marca de 61 milhões de acessos apenas no YouTube e chegou na posição de 22° da parada Brasil Hot 100 Airplay, além de ter rendido Disco de Platina Tripla pelas mais de 280 mil cópias vendidas do álbum. Poderiam comentar um pouco da história desse primeiro trabalho de vocês na banda e como foi a composição de ‘Diz Pra Mim’?
A Diz pra Mim foi a 2º musica que apareceu para a banda, e também a 2ª a ser tocada no programa Superstar. Foi uma surpresa pra todos nós, pois ela ‘viralizou’ quando tocamos ela ao vivo na Globo. Até hoje é uma das mais cantadas nos shows!
Mesmo com todo sucesso que o grupo teve, várias mudanças ocorreram durante essa caminhada, tais como a saída do vocalista Bruno Boncini, que logo foi substituído por Luana Camarah, que depois de 3 anos passou para Thor Moraes e que em março deste ano, trocou novamente para o João Gomeiro. Ao que vocês acreditam ter se devido a essas tantas mudanças que a banda sofreu em relação aos vocalistas? A amizade ainda existe entre vocês?
Sim, a amizade ainda existe, pois foram processos naturais e fases diferentes na vida de cada um.
Bom, hoje a Banda Malta já tem mais de oito anos e ainda é lembrado por muitos. Para fecharmos a entrevista, gostaria de perguntar a vocês – qual é o verdadeiro significado do nome Malta na vida de vocês?
A Malta trouxe tudo o que a gente sempre sonhou como artista. Poder tocar musicas autorais e ver milhares de pessoas cantando nos shows é o sonho de qualquer artista musical!
Acompanhe a Banda Malta no
Quer acompanhar mais as novidades da coluna? Siga Luca Moreira no e no !
O post foi publicado primeiro em .