‘Dedos de salsicha’ do Rei Charles III viralizam e rendem memes
Sabe quando a pessoa viaja por longo tempo e fica com os dedos inchados? Pois bem, é o que mais se tem falado sobre o Rei Charles III, desde a cerimônia que o coroou como novo monarca do Reino Unido, após a morte da mãe, Elizabeth II.
O curioso inchaço, está repercutindo tanto nas redes sociais que vários especialistas estão comentando os motivos e consequências disso.
Oficialmente a família real não fez nenhuma declaração sobre a saúde do novo rei. Contudo internautas, que não deixam absolutamente nada passar, acreditam que Charles III pode ter uma doença séria. E, claro, não economizaram nas piadas e memes.
O PRÓPRIO REI INTITULOU ‘DEDOS DE SALSICHA’
Ter a pele avermelhada, na verdade, rosácea, sempre foi uma característica de Charles. E a questão dos dedos de salsicha o acompanha faz tempo. Desde 1982, no entanto, existem registros dessa curiosa condição. Foi o próprio monarca, que está sempre viajando, já havia dito que intitulava os seus membros de “dedos de salsicha”. Na ocasião, ele se referia à chegada do seu filho, príncipe William.
“Eu não posso dizer o quão animado e orgulhoso estou. Ele tem ‘dedos de salsicha’ como os meus”, diz um trecho do livro Prince Charles, The Man Who Will Be King (2018), que comenta sobre uma carta que o atual rei enviou a um amigo após o nascimento do marido de Kate Middleton.
O QUE PODE OCASIONAR O INCHAÇO NOS DEDOS
A retenção de líquido é uma condição comum e está relacionada tanto a hábitos simples, como também pode ser alerta para doenças mais graves. Ela acontece quando há um acúmulo de água em excesso nos tecidos do organismo, provocando o inchaço em áreas específicas ou mesmo no corpo todo.
Leia +: Padre Fábio de Melo surge com inchaço e explica
O sal é o grande vilão da retenção de líquidos por ser rico em sódio, substância que atrai e segura a água no organismo. Para para cada nove gramas ingeridos, um litro de água é retido no corpo, sendo que o inchaço (ou edema) torna-se visível quando o excesso ultrapassa três litros.
Esse é um dos motivos pelos quais a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de apenas cinco gramas de sal por dia,
Outro fator que pode acarretar o inchaço é temperaturas elevada, que causa a vasodilatação, alterando a pressão capilar dos pequenos vasos e possibilitando a liberação de líquidos para os tecidos, resultando em pernas e mãos inchadas principalmente no final do dia.
Além disso alguns medicamentos podem ter a retenção de líquidos como efeito colateral, como anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e dos corticoides. O consumo de bebidas alcoólicas, que aumenta os níveis de glicose e, consequentemente, de insulina, também provoca maior retenção de líquidos no corpo.
Os exercícios físicos ativam a circulação sanguínea e contribuem para diminuir a glicemia e os níveis de insulina, que também geram a retenção de líquidos. Daí a importância de praticar atividade física todos os dias.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!