Em entrevista exclusiva, Bárbara Sut revela se Sônia terá final feliz em Amor Perfeito
A novela Amor Perfeito está próxima de chegar ao fim e com certeza deixará muitas saudades. O último capítulo da produção das seis da TV Globo será exibido no dia 22 de setembro e os fãs estão divididos entre o sentimento de ansiedade para saber o que acontecerá no final e a tristeza de se despedir dos personagens. Bárbara Sut, que interpreta Sônia, é uma das pessoas que sentirá um aperto no coração com o final da atração.
Em entrevista exclusiva ao Fofocas e Famosos, a atriz revela muitos detalhes sobre a trama e produção da novela, além de exaltar diversos aspectos únicos de Amor Perfeito e nos contar o que podemos esperar do futuro de Sônia. A artista começa o bate-papo revelando o que acha sobre os cenários e figurinos da atração, que apresenta uma estética diferente das outras novelas de época com a inserção de muitas cores.
– É uma inovação da novela, essa coisa pessoal que a gente cria. Acho que isso tem a ver com querer criar novas imagens no geral. Temos um elenco que é majoritariamente negro, então isso a gente já está criando uma nova imagem, outras cores na tela. Acho que isso explica também a escolha de outras cores para o figurino. Realmente, a gente está cada vez usando mais preto, branco e cinza, né? Se vermos eletrodomésticos antigos, as cores eram mais animadas. Tinha batedeira amarela, rosa, azul… Tinha uma coisa que permitia esse colorido, e a gente foi perdendo.
Ao contar que recene muitos comentários sobre a estética da novela, ela revela que houve um estudo para definir como seriam os visuais da produção.
– Foi um acerto da novela trazer esses figurinos e esse visagismo diferente, fez as pessoas se atentarem para essas características e vi muitos comentários falando: Ah não, isso é uma utopia, não era assim o cabelo, não era assim o feminino. É uma releitura, sempre será, porque não estamos nos anos 1940. Existe uma pesquisa muito grande de referências e, sim, existiram pessoas que se vestiam assim nos anos 1940, existiam pessoas que tinham esse cabelo, talvez não sejam as pessoas que a gente está acostumado a ver. As pessoas que foram para os livros, as pessoas com registro, muita gente apagada na escrita da história. Mas, sim, é um ano de 1940 possível e faz a gente olhar para um 2023 possível também, né?
A atriz aproveita para celebrar a presença de artistas negros no elenco e produção das novelas.
– Acho que a gente deu muitos passos. Estreamos em um momento em que as três novelas estavam com o protagonismo negro, com esse olhar para o elenco e para equipe de forma geral. Temos diretores negros, temos figurinistas negros, autores negros em todas as equipes. A gente tem um olhar diverso. Acho que isso faz com que a gente tenha um resultado diferente na tela.
Bárbara acredita que a novela ainda passa mensagens de empoderamento ao público:
– A gente não mostra personagens que se submetem às violências. No geral, mostramos a violência e, em seguida, o personagem reagindo a ela de alguma forma. Resistindo a essa violência. Acho que isso empodera o público que está assistindo e que se identifica com os personagens de alguma forma.
Ao ser questionada sobre como foi construir uma personagem de história e características tão complexas, a artista detalha:
– Foi difícil e muito criativo. Foi um desafio muito prazeroso de fazer, porque desde o teste eu falei: Caramba, isso é potente, né? Eu conheço muitas mulheres que em algum momento da vida passaram por algo como a Sônia. Você já vê que essa é uma personagem difícil, porque ela representa muita gente. A gente vem até uma expectativa em relação ao que acontecerá com ela e eu acho que foi muito feliz, porque as relações dela foram ótimas.
Ela adiciona que os atores com que trabalhou na novela a ajudaram a dar vida à personagem:
– Todos os atores que contracenei, o núcleo da família Madureira e todas as relações que tive na novela foram muito bacanas, de uma troca muito genuína, muito viva. Então, isso me ajudou muito a compor a personagem para que ela tivesse essas várias facetas assim, essas várias camadas, estou bem feliz com esse trabalho, a gente já tá praticamente entregando, né? Porque faltam poucas cenas para gravar. Olhando para trás, eu fico bem orgulhosa da trajetória da Sônia.
A atriz conta que ficou muito feliz com o clima do elenco, que é muito próximo e gosta de marcar encontros para passar o tempo juntos antes do final das gravações.
– A gente tem um tema muito ameno, muito legal. Dá para ver, até pelas postagens, que a gente está sempre bem e gosta de estar junto. A gente tem tentado fazer alguns encontrinhos fora das gravações, feriados, umas festinhas, porque uma boa parte do elenco não mora no Rio. Uma galera é de São Paulo, tem muita gente de Minas, tem do Amapá… Então vai ser difícil depois reunir todo junto, né? A gente tem tentado aproveitar esse restinho de gravação para estar mais junto, porque a gente gosta muito. Foi uma grande alegria, a gente se dá bem e isso ajuda muito no trabalho.
Bárbara finaliza revelando o que todos os fãs da novela querem saber: Sônia terá um final feliz?
– Podem esperar que ela tenha um final, com certeza. O público tem me pedido coisas muito diferentes, né? Alguns querem que ela termine com o Júlio, alguns querem que termine com o Justino, alguns querem que apareça outra pessoa para terminar com a Sônia, alguns querem que ela termine com Ademar… Não sei se vai ser o final feliz que todo mundo espera, mas acho que o mais importante é que ela provavelmente estará feliz. Acho que ela conseguirá se libertar desse passado de tanta dor, conseguir se acolher mais e encontrar acolhimento com outras pessoas também. Independente do par com ela termine, ou se ela terminar com um par, acho que ela vai ter um caminho para encontrar a felicidade muito mais objetivo e plausível. Ela é muito atormentada, isso é uma coisa que impede ela de ser feliz independente com quem ela está. Acho que ela já entendeu isso, então me parece que agora o caminho é ela resolver esse problema com ela.