Jean-Luc Godard, diretor de cinema francês, morre aos 91 anos de idade

O diretor de cinema Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira, dia 13, aos 91 anos de idade. O artista era o principal nome do movimento cinematográfico francês Nouvelle Vogue, tendo atingido seu auge na década de 1960 com seus filmes inovadores e altamente aclamados ao redor do mundo. Conhecido por ser a mente por trás das produções Acossado e O Desprezo, ele ajudou a criar uma nova forma de fazer cinema e continua a inspirar cineastas ao redor do globo.

Segundo informações da agência Reuters, a notícia da morte foi confirmada pela esposa do diretor, Anne-Marie Mieville, e seus produtores em comunicado.

Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado pelos seus entes queridos

A causa da morte não foi divulgada, mas a nota informa que o corpo de Godard será cremado e não haverá nenhuma cerimônia oficial. No Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron, lamentou:

Jean-Luc Godard, o cineasta mais iconoclasta da Nouvelle Vague, inventou uma arte resolutamente moderna, intensamente livre. Estamos perdendo um tesouro nacional, um olhar de gênio.

A agência ainda informa que o cineasta Edgar Wright, que produziu Homem-Formiga e dirigiu Baby Driver, também deixou suas condolências:

Descanse em paz, Jean-Luc Godard, um dos mais influentes cineastas iconoclastas de todos. Foi irônico que ele mesmo reverenciasse o sistema de produção de filmes do estúdio de Hollywood, pois talvez nenhum outro diretor tenha inspirado tantas pessoas a pegar uma câmera e começar a filmar…

Carregar Mais Notícias