Marion Cotillard e outras mulheres cortam os cabelos em protesto no caso de Mahsa Amini, no Irã
Marion Cotillard usou seu perfil no Instagram durante a manhã desta quarta-feira (05/10) para compartilhar um vídeo realizando um protesto contra a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos de idade, que morreu após ser presa pela polícia dos costumes do Irã por não usar o hijab (véu islâmico).
“Para as corajosas mulheres e homens do Irã que estão mudando o mundo neste exato momento, lutando pela liberdade. Estamos ao seu lado“, escreveu a atriz na legenda de sua postagem, onde aparece com outras mulheres fazendo o mesmo protesto.
A atriz francesa de 47 anos de idade é famosa por estrelar o filme “Piaf“, de 2007, e ganhar o Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho no longa-metragem. Ela também fez “Meia-Noite em Paris” (2011), “Dois Dias, Uma Noite” (2014), “Macbeth” (2015) “Aliados” (2016), entre outros.
Marion Cotillard e o protesto nas redes sociais
A convocação para cortar uma mecha de cabelo na frente da câmera surge após um manifesto publicado no dia anterior por mais de mil personalidades do cinema francês, como a atriz Léa Seydoux e o patrono do Festival de Cannes, Thierry Frambux, para “apoiar a revolta das mulheres no Irã”, em uma mensagem transmitida à AFP.
Até agora, o mundo da cultura francês falou discretamente sobre a morte em Teerã da jovem Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos, que morreu em 16 de setembro após ser presa por violar o rígido código de vestimenta no Irã, que obriga as mulheres a usar um véu. Essa morte provocou indignação dentro e fora do país.