Mikhail Gorbachev ganha velório tradicional em Moscou
Na manhã deste sábado, 3 de setembro, foi realizado o velório de Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética, que se dissolveu em 1991. O político, que morreu na última terça-feira, 30, aos 91 anos, foi sepultado no cemitério de Novodevichy, ao lado de sua esposa, Raíssa, falecida em 1999. A cerimônia, que reuniu milhares de pessoas, ocorreu em Moscou, na Sala das Colunas da Casa dos Sindicatos.
Leia +: Roger Waters cita Gorbachev ao acusar Joe Biden de ser ‘criminoso se guerra’
O velório foi organizado pelo serviço de protocolo do Kremlin, mas não contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, que, na última quinta-feira, 01, deixou uma coroa de flores em frente ao caixão de Mikhail, no Hospital Central de Moscou. Vale ressaltar que o local escolhido para a despedida é conhecido por abrigar os velórios de todos os líderes soviéticos até o momento. A tradição começou a partir do político Josef Stalin.
Leia +: Atriz ficou com seio à mostra em festa de gala de Mikhail Gorbachev
Dmitri Medvedev, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, foi o responsável por representar o governo na cerimônia, que ainda contou com a presença de Viktor Orbán, o premiê da Hungria, e de embaixadores ocidentais, como o americano John Sullivan e o alemão Géza Andreas von Geyr.
MORTE
O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev morreu nesta terça-feira aos 91 anos. O político russo estava no poder quando a União Soviética se dissolveu, em 1991. Nos seis anos em que ficou no comando, liderou reformas de abertura social e econômica, movimento conhecido como perestroika, e de transparência governamental (glasnost).
O presidente soviético firmou acordos de redução de armas com os Estados Unidos e parcerias com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a Segunda Guerra Mundial e promover a reunificação da Alemanha.
Leia +: Atriz ficou com seio à mostra em festa de gala de Mikhail Gorbachev
Nascido em 2 de março de 1931, na cidade russa de Privolnoye, é descendente de imigrantes russo-ucranianos. Formou-se em direito em 1955 pela Universidade Estatal de Moscou e em Economia em 1967.
Mikhail Gorbachev, cujo nome diferente é encontrado em algumas certidões de nascimento de brasileiros, cresceu durante o governo de Josef Stalin. Quando jovem, operava colheitadeiras em uma fazenda coletiva. Depois, filiou-se ao Partido Comunista. Quando o regime stalinista acabou, em 1953, tornou-se um ativista pelas reformas desestalinizadoras, lideradas por Nikita Khruschov.
Em 1970, tornou-se o Primeiro Secretário do Comitê Regional da Stavropol e supervisionou a construção do Grande Canal de Stavropol. Nove anos depois, passou a integrar o Comitê Central do Partido Comunista, que o elegeu mais tarde como secretário-geral e, portanto, governador das 15 nações soviéticas.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!