Morre aos 82 anos de idade Just Jaeckin, diretor de Emmanuelle
O cinema francês se despede de mais um de seus cineastas mais notáveis: Just Jaeckin. Segundo informações da imprensa francesa nesta quinta-feira, dia 8, ele morreu na última terça-feira, dia 6, devido a uma longa doença.
Just foi diretor de um dos filmes eróticos mais conhecidos dos anos 70, o Emmanuelle. As gravações foram realizadas na Tailândia e em Seychelles, na África. O longa arrecadou mais de 100 milhões nas bilheterias. A produção foi uma adaptação de um romance pseudobiográfico escrito em 1959 por Emmanuelle Arsan, nome fictício de Marayat Rollet-Andriane.
Na época em que o longa foi gravado, a modelo Sylvia Kristel se tornou o maior símbolo sexual pela quantidade de aventuras que protagonizou ao lado de homens e mulheres durante suas férias na Tailândia.
Emmanuelle chegou a ser banido em diversos países, incluindo o Brasil, e até mesmo a França durante seis meses por seu forte teor sexual. Com a morte do ex-presidente francês, Georges Pompidou, a secretaria de Estado da Cultura voltou atrás com a decisão e o longa ficou em cartaz nos cinemas durante 13 anos ininterruptos.