No Junho Lilás, Tatá Werneck e Shantal Verdelho apontam importância de realizar o teste do pezinho
Neste Junho Lilás, as mamães Tatá Werneck e Shantal resolveram apontar a importância do teste do pezinho, compartilhando suas próprias experiências com o processo de seus filhos. Para quem não sabe, o exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves.
Assim, o mês de junho foi denominado de Mês Lilás, pois no dia 6 é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data é instituída pela Lei n.º 11.605/2007, visando informar à população sobre a importância do Programa Nacional de Triagem Neonatal.
De um lado, Tatá, mãe de Clara Maria, fruto de seu casamento com Rafael VItti, contou durante participação no Conversa com Bial que teve uma depressão pós-parto ao saber do resultado do teste do pezinho da filha. Segundo a apresentadora, o exame apontou que Clara poderia ter uma doença genética que afetaria o desenvolvimento dela.
No entanto, após um novo exame genético, a família confirmou que a menina não é portadora da doença. Na manhã desta quarta-feira, dia 12, através dos Stories do Instagram, a atriz voltou a falar sobre o assunto:
– O teste do pezinho é fundamental, é primordial, tem que fazer, ele é muito importante e salva vida de milhares de crianças. Esse diagnóstico super precoce é muito importante, tem que fazer. Esse teste é tão bom, que ele é muito sensível. Então, em duas vezes deu que a Cacá tinha possibilidade de ter isso, afirmou.
A humorista explicou que ela é portadora do gene que causa essa doença, mas, Rafa Vitti, não. Neste caso, para desenvolver a doença, Clara precisaria ter dois genes, o do pai e o da mãe.
– Deu que eu tinha esse gene recessivo e o Rafa não. Então, se eu for ter filho com outra pessoa, preciso que essa pessoa faça esse teste para ver se ela também tem esse gene recessivo. Então, o exame do pezinho é tão sensível e importante que mostrou a possibilidade da Clara ter a doença. Na hora, foi um susto, mas tem que fazer o teste, contou.
– Então, o teste do pezinho é fundamental na prevenção de doenças raras e sérias, na prevenção de uma deficiência intelectual. Ele é feito com muita excelência pelo SUS. Quando a Clara nasceu, o teste do pezinho dela veio errado dizendo que ela tinha uma doença séria e não ia se desenvolver. […] Eu tinha muito leite e, nesse momento, eu entrei em uma depressão absurda, meu leite secou, disse ao continuar.
Na ocasião, Tatá Werneck contou ter passado por diversas situações difíceis:
– O exame genético dela saiu em dezembro, então eu fiquei do final de outubro até dezembro achando que minha filha ia ter algo super sério. E depois ainda veio a pandemia, em que eu havia tido diabete, engordei 29 quilos, 48% de gordura corporal e eu fiquei apavorada, finalizou.
Shantal Verdelho compartilha susto com teste do pezinho do terceiro filho
Por outro lado, Shantal Verdelho revelou que passou por um susto durante a madrugada desta quarta-feira, dia 12. Também através do Instagram, a influenciadora contou que se deparou com o resultado do teste do pezinho do terceiro filho e ficou preocupada com o que viu.
– Simplesmente tive uma das piores noites da minha vida, não consigo mensurar o susto que passei. Acordei de madrugada para amamentar e fui ver se já tinha saído o resultado do exame do pezinho, porque demoram 15 dias para sair, começou ela, que disse que se surpreendeu ao ver a palavra presente no resultado.
– Colocaram no exame o nome da doença, AME, que é atrofia muscular espinhal, e o resultado presente. Era madrugada, eu não tinha como ligar para nenhum médico para saber se era isso mesmo, apesar de que no valor de referência estava presente também. Quase vomitei de desespero. Minha cabeça foi longe, eu fiquei desesperada. Não consegui dormir com uma possibilidade dessa, continuou.
A influenciadora ainda disse que não conseguiu achar nada sobre o resultado inconclusivo, explicando que, nesses casos, é importante não se desesperar.
– Continuei procurando na internet e não achei nada sobre o significado do resultado. Mas como o resultado de um exame de algo tão grave sai desse jeito, só com ‘presente’, sem mais explicações? Estou falando isso para quem passar por isso também e estiver só isso, não se desesperem, está tudo bem. Esse teste que fiz foi o ampliado, se você descobre as doenças cedo, você começa o tratamento da criança antes dela desenvolver a atrofia, ela consegue viver uma vida normal, disse ao finalizar.
Uma publicação compartilhada por Shantal Verdelho (@shantal)