Pantanal: Volta de Zaquieu na versão original teve cara feia de Zé Leôncio
Quem vem acompanhado o remake de “Pantanal” provavelmente assistiu a triste partida de Zaquieu (Silveiro Pereira) para o Rio de Janeiro. O mordomo de Mariana (Selma Egrei) deixou o Mato Grosso do Sul após sofrer ataques homofóbicos vindos dos peões da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Leia++: Resumo de Pantanal de 11 a 23/07
No capítulo que foi ao ar no dia 4 de julho, o autor Bruno Luperi trouxe discussões atuais para a novela, fazendo com que o nome do personagem fosse um dos mais comentados do Twitter. Naquela data, Mariana e Irma (Camila Morgado) alertaram Zé Leôncio sobre a gravidade das agressões verbais que o mordomo sofreu. Após um discurso marcante do personagem de Silveiro Pereira, o fazendeiro foi atrás dos responsáveis pelas ofensas ao funcionário da família Novaes e passou uma chamada.
De acordo com a divulgação dos resumos da novela, a volta de Zaquieu à fazenda de José Leôncio deverá ser triunfal. O personagem retornará com um discurso que calará a boca dos preconceituosos. Ele ainda reaparecerá com as malas prontas disposto a virar um peão respeitado e se esforçará para aprender tudo sobre a lida com o gado.
Na versão original exibida em 1990, Zaquieu (João Alberto Pinheiro) voltou à fazenda no capítulo de número 100. O fiel escudeiro de Mariana (Nathália Timberg) entrou na sala do casarão enquanto a patroa e Zé Leôncio (Cláudio Marzo) assistiam a um comercial sobre a Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, em São Paulo.
Com a ajuda de efeitos da sonoplastia, a câmera fechou um close no rosto de José Leôncio, que parecia não acreditar na volta do empregado: algo como quem pensasse “o problema voltou”. Obviamente uma interpretação errônea do fazendeiro. É muito provável que a cena exibida agora, 32 anos depois, seja refeita, e o comportamento debochado de José Leôncio mude.
Assista ao trecho abaixo a partir do 2’11 até 3’38”.
QUEM FOI ZAQUIEU EM 1990?
Antes mesmo da palavra ‘viralizar’ se tornar o que se tornou, Zaquieu, atualmente vivido por Silvero Pereira, conquistou todo o país na primeira versão de “Pantanal”. Na produção de 1990, João Alberto Pinheiro interpretou o mordomo da família Novaes. Ao longo da trama, a história garantiu um sucesso estrondoso ao personagem, que agradou a audiência da TV Manchete.
Leia++: Treta! Juma e Nayara protagonizam barraco em mansão
Naquela época, o funcionário se chamava apenas Zaquieu. Além do nome, outras informações surgiram, atualizando o roteiro. Por exemplo, o mordomo vivido por Silvero já chegou fazendo sucesso nas redes sociais, outro termo sequer conhecido pelo público três décadas atrás.
O mordomo da família Novaes também chega em 2022 com muitos bordões atualizados e palavras típicas dos usuários das redes digitais. Por exemplo, chamando a chefe Madeleine de ‘Diva’. Perfil pronto para o público contemporâneo. Por outro lado, a história central deve seguir a mesma.
Leia++: Juma fica encantada com luz elétrica em viagem ao Rio de Janeiro
Infelizmente, João Alberto Pinheiro não terá a oportunidade de ver a nova versão de seu personagem. Zaquieu foi seu primeiro e último papel na televisão. O ator morreu aos 31 anos, logo após as gravações da trama. Ele foi vítima de meningite decorrente da infecção pelo vírus HIV (AIDS).
Ainda que tenha passado pela televisão de forma breve, garantiu sua marca como um dos personagens queridinhos do público. Além disso, levou às telas brasileiras a discussão da homofobia num tempo em que a luta por direitos civis da população LGBTQIA+ era ainda mais hostil do que atualmente.
Leia+: Jove começa a encantar Juma Marruá
Siga fofocasefamosos.com.br no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!