Setembro Amarelo: Filmes e séries que abordam a saúde mental
O mês de setembro é conhecido como “Setembro Amarelo”. Trata-se de uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido para a campanha porque desde 2003 o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Leia+: Harry Styles tasca beijo em ator, no Festival de Cinema de Veneza. Vídeo!
Cuidar da saúde mental é extremamente importante e não tem nada de frescura, como muitos pensam. Nós do OFuxico separamos alguns filmes e séries que falam deste tema tão importante nos dias atuais.
Leia+: Avatar: Um dos maiores sucessos do mundo tem data para voltar aos cinemas. Confira!
ATENÇÃO: Antes de prosseguir no texto, saiba que este pode conter gatilhos emocionais para quem sofre de depressão, ansiedade, entre outros. Além disso, se você, por qualquer motivo, já pensou em suicídio, não hesite em procurar ajuda profissional. Cuide-se.
CONFIRA!
O Lado Bom Da Vida (2012)
O filme “O Lado Bom Da Vida” conta a história de Pat Solitano (Bradley Cooper), que sofre de transtorno bipolar, o que faz com ele perca seu casamento, emprego e casa.
Após algum tempo internado, Pat volta a morar com os pais e faz de tudo para reconstruir sua vida e recuperar sua dignidade.
Coringa (2019)
No filme, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata.
Além disso, o personagem dá gargalhadas em momentos de tensão, uma das principais características do transtorno neurológico Síndrome Pseudobulbar.
As Vantagens De Ser Invisível (2012)
O filme conta a história de Charlie (Logan Lerman), um adolescente que sofre com ansiedade e depressão. O garoto passa um tempo em um hospital psiquiátrico e ao entrar em uma nova escola conta com o apoio dos novos amigos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson).
This Is Us (2016)
A série acompanha o casal Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore), e seus três filhos. Ao longo dos episódios, vamos conhecendo diversos problemas emocionais vividos pela família, como alcoolismo, ansiedade, entre outros.
Nise – O Coração da Loucura (2015)
O filme conta a história real da médica psiquiatra Nise da Silveira (Glória Pires), que propõe uma nova forma de tratamento para pacientes com transtornos mentais, usando o amor e a arte como instrumentos de cura.
Thirteen Reasons Why (2017)
A série mostra, de uma forma bem chocante, o quanto o bullying é algo terrível e que pode ter consequências irreversíveis. Na produção, Hannah (Katherine Langford) se suicida após sofrer diversos abusos no ambiente escolar.
A jovem deixa uma caixa com 13 fitas explicando cada um dos motivos que a levaram a tirar sua vida. Depois de algum tempo, a Netflix optou por tirar a cena em que a personagem se mata, por ser considerada forte demais.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Após tentar o suicídio, Frank (Steve Carrell) deixa a clínica psiquiátrica e vai morar com a família da irmã. Todos viajam para um concurso de beleza infantil na Califórnia, uma aventura que revela as dificuldades de cada um.
O longa ressalta a importância das relações e como a família pode apoiar na recuperação de pessoas com algum tipo de transtorno mental.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!