Sonia Abrão é internada após ser diagnosticada com pneumonia bacteriana
Sonia Abrão revelou através de seu Instagram durante o último domingo (28/08) que está internada com uma pneumonia bacteriana. Segundo profissionais, ela provavelmente contraiu a doença junto com a covid-19, porém, em razão dos medicamentos prescritos para o vírus, a pneumonia não teria se desenvolvido.
“É isso, pessoal, desde ontem estou internada para tratar pneumonia bacteriana! Hoje, o diretor, Elias, já recuperadíssimo da covid, veio me visitar! O que aconteceu foi o seguinte: meu pneumologista acredita que contraí a bactéria juntamente com a covid”, começou a apresentadora na legenda de sua postagem.
“Como zerei a Covid em 1 semana, a medicação foi suspensa e aí a pneumonia teve terreno livre para atacar, perdi a voz e depois veio a tosse fortíssima! Graças a Deus, tá ainda no começo, poderia tratar em casa – como foi com a Covid – mas como são necessárias doses altas de corticoide, que me provocam crises de arritmia, preciso ficar no hospital para ser monitorada e evitar que isso aconteça!”, completou Sonia.
Entenda a doença de Sonia Abrão
Pneumonia bacteriana é uma doença respiratória aguda que provoca inflamação nos pulmões e suas terminações, ou seja, os brônquios. Ela pode ser adquirida pelo ar, secreções, saliva, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Essas mudanças comprometem o funcionamento dos pelos do nariz responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores da doença. O processo inflamatório é causado por bactérias que entram em contato com os alvéolos, iniciando uma infecção que prejudica as trocas gasosas realizadas nessas estruturas. Por essa razão a dificuldade para respirar é um dos sinais mais evidentes da doença.