Stepan Nercessian comenta dificuldade para parar de fumar: “Está entranhando em mim”

Stepan Nercessian

Stepan Nercessian
Stepan Nercessian começou a fumar aos 11 anos – Foto: Reprodução

O ator Stepan Nercessian comentou sobre os cuidados que mantém para se proteger da Covid-19 e revelou dificuldades para parar de fumar, em entrevista à Quem. O ator de 68 anos, que fuma desde os 11, reconhece que não consegue abandonar seu vício.

“Mantenho 80% dos cuidados. Não tive Covid. Fiz muito teste, teve dia que fiz três testes, falei que estou até viciado em cotonete. Sou do grupo de risco pela idade e pelo cigarro. O cara que fuma já está f*dido com ou sem Covid”, disse. Stepan costuma fumar dois maços por dia, mesmo sabendo os malefícios do cigarro para sua saúde.

“Fumo desde os 11 anos. Já fiz de tudo que você puder imaginar para parar. Tem algum problema aí que não sei qual é, só o destino me dirá. Mas sempre tento [abandonar o vício]. O grande problema é que o fumante deixa de fazer o que pode contrabalançar. Meu médico mesmo diz: ‘a pessoa que fuma para de fazer ginástica, para de fazer exercício’”.

Stepan diz tentar manter o equilíbrio

Ainda que esteja se esforçando, Nercessian relata tentar manter o equilíbrio: “Fumo um cigarro, faço 15 minutos de caminhada ao ar livre. A esteira virou cabide. Já tenho princípio de enfisema [doença respiratória crônica] há anos. Ocasionalmente fico ofegante. Mas aí bebo e dá a impressão que estou bem (risos). Porém, a preocupação é com a saúde para não me impedir de trabalhar. Vários exercícios que os artistas fazem antes de entrar em cena, peço para não fazer porque estou cansado”.

O artista acrescentou: “Principalmente quando ele está à beira da morte. Porque o final de quem fuma é horrível. Mas o que acontece é o que já disse uma vez ao meu médico. No meu caso, por exemplo, não é só tirar o cigarro, é tirar parte da minha personalidade, da minha vida, porque [o cigarro] está entranhado em mim. Na minha época, todo rapazinho tinha que ter um cigarro na boca”.

“O meu pai falava: ‘você vai fumar? Então a partir de hoje quem compra cigarro é você.’ Tinha que trabalhar para comprar o cigarro. Sou aquele fumante que compra o cigarro, que tem isqueiro”.

Carregar Mais Notícias