Travessia: Tudo o que já sabemos sobre a novela que vai substituir ‘Pantanal’
A assinatura de no horário nobre da Globo é, praticamente, por si, garantia de sucesso. E a expectativa pela estreia de “Travessia”, novela que terá a missão de substituir a boa audiência e o impacto que “Pantanal”, só aumenta.
Com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção de gênero de José Luis Villamarim, (inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) produzida aleatoriamente e divulgada nas redes sociais.
Leia +:
Um grupo de jovens, em Portugal, faz a montagem de brincadeira, sem avaliar o quão prejudicial ela pode ser. Do outro lado do mundo, no interior do Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa (), que se vê obrigada a encarar uma longa e complexa travessia para recuperar sua identidade e sua vida.
Como todas as obras de Gloria Perez, “Travessia” é um folhetim clássico que traz dramas humanos, encontros, desencontros, amores, decepção, ambição e o debate sobre limites éticos e morais num mundo que ainda aprende a lidar com o ônus e o bônus trazidos pela internet.
O QUE JÁ ROLOU
O elenco estelar, que reúne nomes como a estreante , que , Giovanna Antonelli, Romulo Estrela, Drica Moraes, Ailton Graça, Cassia Kis, Nando Cunha, Rodrigo Lombardi, Humberto Martins, , Chay Duede, Alessandra Negrini, Vanessa Giácomo, Dandara Mariana, Bel Kutner, Marcos Caruso, entre outros, já participaram de workshops, atividades individuais e em grupo de preparação vocal e corporal, leituras, além de testes de figurino e caracterização num intenso trabalho.
Os artistas também já se reuniu com estudiosos de temas ligados à cultura brasileira e outros assuntos contemporâneos relacionados às redes sociais, para que ajudar na construção visual e psicológica de cada um dos personagens. Vale lembrar que a atriz , sempre presenta nas novelas de Gloria Perez,
Em um dos workshops, ministrado pelo professor e historiador Luiz Antônio Simas, estudioso das culturas populares brasileiras e da cultura do samba no subúrbio carioca, a equipe mergulhou na cultura maranhense, de onde vem a protagonista, Brisa (Lucy Alves), e onde nasce a história de “Travessia”.
Leia+:
Os artistas puderam dissecar as festas culturais da região, como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. No encontro, aprenderam ainda sobre histórias de Vila Isabel, boêmio bairro da Zona Norte carioca, com seu samba, danças, culinária e costumes, que acolherá Brisa em sua chegada ao Rio de Janeiro.
AS GRAVAÇÕES NO MARANHÃO
Ao longo do mês de julho, alguns atores do elenco esteve no Maranhão gravando as primeiras cenas, que destacam o estado e toda a cultura local, como as típicas manifestações culturais. Ao todo, foram mais de 30 locações para as gravações da trama: nas ruas de São Luís e no Centro Histórico da capital, além dos Lençóis Maranhenses e da praia de Atins.
Além dos protagonistas Lucy Alves, e Romulo Estrela, também filmaram por lá os atores Marcos Caruso, Drica Moraes, Priscilla Vilela, Camila Rocha, João Bravo e Mariah Yohana. Gravar no estado já era um desejo antigo da autora.
“Sempre tive muita curiosidade pelo Maranhão. É um estado que tem uma cultura muito própria, muita personalidade, até pela sua própria formação: começa com uma ocupação francesa, depois vêm os holandeses e depois é que chegam os portugueses. Além disso têm ali os indígenas, os africanos e toda essa mistura resulta em um caldo cultural muito rico, que se expressa através do folclore, da arte, da música, da dança”, disse Gloria Perez.
RETORNO DE PERSONAGENS ICÔNICOS
“Travessia” promete ainda causar com o retorno de três personagens de “Salve Jorge”, sucesso de Gloria Perez exibido na Globo em 2012. (), o marido dela, Stênio () e a divertida e enxerida empregada do casal, Creusa ().
Os personagens devem se envolver na investigação do caso que atrapalha a vida da protagonista. Com a volta, inclusive, é possível que informações sobre outras personagens da novela de 2012 sejam reveladas ao longo da trama.
A POLÊMICA ESCALAÇÃO DE JADE PICON
A escalação de Jade Picon para a próxima novela das 21h da TV Globo, “Travessia”, . Hugo Gross, presidente do Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro), revelou que a influenciadora digital ganhou uma autorização especial da instituição para atuar na trama.
“Nós demos uma autorização especial. Uma permissão específica para que ela atuasse em determinado produto (novela) e com tempo de validade. Acabou o trabalho, acabou. Ela não terá direito ao registro profissional quando a trama terminar”, afirmou Hugo.
Hugo ainda explicou que a TV Globo não fez nada ilícito ao ganhar essa autorização: “Qualquer empresa de teatro, de cinema, teledramaturgia ou shows tem o direito a um número específico de autorizações especiais para cada produto. A emissora quis valer esse acordo e nós tivemos que dar a autorização”.
Curiosamente, em meio a várias críticas sobre o assunto, um elogio, misturado com defesa se destacou. Oponente de Jade no período em que ambos estiveram confinados no “BBB22”,
“Se o diretor ou a TV Globo decidiu que Jade é importante para aquele trabalho e eles querem que ela faça parte, não cabe a gente julgar se é justo ou não. Se ela não conseguir fazer bem o personagem, o que não acho que vai acontecer, é uma outra questão. Agora, se ela teve essa oportunidade, a gente deveria ficar feliz por ela. Ela está trabalhando, não está roubando, matando, não está fazendo nada de errado”, disse o ator e cantor ao jornal Extra.
Ao jornal O Globo, . “Jade fez teste e surpreendeu, só por isso foi escolhida. E desde então vem sendo preparada”, contou.
“Nenhuma arte tem uma única porta de entrada. É claro que o ideal é que a pessoa chegue com uma formação sólida, mas muitas vezes, descoberto o talento, a formação começa a se fazer depois da escolha. O importante é que se faça. Esse é o histórico de muitos grandes atores”, acrescentou a escritora.
“Esperem um novelão. A proposta é emocionar, divertir e convidar a refletir, como em todas as minhas outras novelas. Acho que ainda é cedo para mais detalhes”, mencionou Gloria Perez.
SALÁRIO DE JADE PICON TERÁ DESCONTO
Segundo Hugo, 5% do salário de Jade será descontado mensalmente por conta da autorização. E caso Jade queira seguir na carreira de atriz, precisará de um diploma de um curso profissionalizante ou oficina de ator reconhecido.
Leia +:
“Ela vai ter que correr atrás”, disse Hugo, que ainda revelou que a influencer vai ter que apresentar um portfólio de trabalhos realizados para comprovar sua experiência na área da atuação.
e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!