Resumo dos capítulos de A Favorita de 13 a 29/07
Quarta, 13 de julho – A Favorita – capítulo 043
Donatela surpreende Flora no banheiro do cinema e as duas saem juntas de carro. Dodi convence Salvatore a mudar novamente seu depoimento. Donatela coloca Flora para dirigir o carro e manda que ela cante. Donatela ameaça tirar a vida de Flora. Flora assume para Donatela que matou mesmo Marcelo. Flora promete que vai acabar com Donatela. Donatela relembra o passado. Lara desabafa com Gonçalo e Irene sobre a forma como falou com Donatela, ao acusá-la de assassina. Gonçalo a aconselha a se afastar de Flora e Donatela para não se machucar mais. Flora mostra a Silveirinha que pegou a arma de Donatela. Zé Bob decide fazer a cobertura jornalística do depoimento de Donatela na delegacia.
Dodi protege Donatela do assédio da imprensa. Zé Bob implora que Donatela converse com ele antes de entrar na delegacia. Dodi fica furioso. Zé Bob sai determinado a encontrar Salvatore e entender por que ele mudou seu depoimento. Donatela acusa Dodi de ter roubado os dólares e especula que ele pode estar mancomunado com Flora. Dodi diz a Donatela que ela está delirando e dá a entender que vai deixá-la de vez. Donatela volta atrás e faz as pazes com Dodi. Irene sugere a Gonçalo que Flora e Pedro passem a morar com eles. Gonçalo não concorda. Zé Bob descobre o endereço de Salvatore e começa a segui-lo. Dodi leva Donatela ao encontro de Salvatore. Flora mata Salvatore na frente de Dodi e de Donatela.
Zé Bob diz ao delegado que estava seguindo Salvatore. Zé Bob explica que não foi Donatela quem atirou e que a ouviu acusando Flora de ter feito o disparo. Tuca contrata um advogado para defender Zé Bob e ele é liberado. Zé Bob reafirma para Tuca e Maíra que não viu Donatela atirando em ninguém. Tuca estranha, já que as digitais na arma são de Donatela. Irene recebe um telefonema avisando sobre a morte de Salvatore. Irene diz a Lara que Donatela fugiu e está sendo procurada pela polícia. Lara não se conforma que Donatela possa ser uma assassina. Gonçalo se sente traído por Donatela. Gonçalo promete fazer Donatela pagar por todo tempo que o enganou. Lara e Irene vão visitar Pedro no hospital. Pedro acusa Flora de ter assassinado Salvatore.
Quinta,14 de julho – A Favorita – capítulo 044
Irene consola Flora. Zé Bob diz a Maíra que lamenta ser a testemunha que vai incriminar Donatela. Gonçalo pede a Norton para mantê-lo informado sobre o caso de Donatela. Gonçalo diz a Irene que está na hora de convidar Flora para conversar com ele. Irene fica feliz com a decisão de Gonçalo e a possibilidade de começar uma nova vida. Halley lê sobre o assassinato de Salvatore no jornal e avisa Cilene que ela pode ser a próxima vítima. Gonçalo liga para Halley e pede que ele vá atrás de Lara. Lara se encontra com Halley em busca de consolo.
Céu observa tudo de longe. Halley leva Lara para passear. Flora diz a Irene que ainda não superou as brigas com Gonçalo e que sentiria mais confortável se ele mesmo a convidasse para um jantar de reconciliação. Catarina pega dinheiro do bolso de Leonardo para juntar e comprar um ar condicionado. Leonardo fica furioso. Mariana diz que foi ela quem pegou o dinheiro para comprar um batom. Gonçalo não deixa Pedro perceber que não acredita mais em Donatela.
Gonçalo não deixa Pedro perceber que não acredita mais em Donatela. Gonçalo encontra Donatela no estacionamento de um shopping. Gonçalo pede a Donatela que fique tranquila, pois ele está ao seu lado. Donatela conta a Gonçalo que Flora e Dodi são cúmplices. Irene revela a Flora que Gonçalo foi se encontrar com Donatela. Donatela percebe o nervosismo de Gonçalo. Donatela vê que caiu em uma armadilha e foge. Os seguranças vão atrás dela. Céu seduz Halley. Cassiano diz a Lara que sente sua falta, mas ela reage friamente.
Sexta, 15 de julho – A Favorita – capítulo 045
Orlandinho chama Céu para acompanhá-lo em um evento da família. Catarina flagra Átila e Cida quase se beijando. Os dois disfarçam. Catarina acusa Cida de ser uma destruidora de lares. Átila pede a Catarina que não conte nada a Lorena. Alícia ameaça sair de casa se Romildo não financiar seu filme. Darcy humilha Didu quando chega ao hotel. Orlandinho apresenta Céu à família como sua namorada. A avó de Orlandinho decide passar um tempo na casa dele. Halley promete ser o homem ideal para Céu, mas ela o esnoba. Gonçalo vai à casa de Pedro atrás de Donatela.
Pedro fica preocupado ao saber que Gonçalo mentiu ao dizer que estava ao lado de Donatela. Donatela se esconde em uma casa abandonada perto da casa de Pedro. Copola decide fazer greve de fome para chamar a atenção para os problemas que a prefeitura vem enfrentando. Damião convida Greice para dançar. Cida confessa a Catarina que teve um caso com Átila no passado. Catarina expulsa Cida de sua casa. Cassiano flagra Átila e Lorena brigando e quer saber se é por causa de Cida. Geralda, avó de Orlandinho, faz planos para o neto se casar com Céu e ir morar na fazenda. Pepe tenta convencer Augusto a se tratar e esquecer sua obsessão por Rosana. Dedina não entende por que Elias tem dificuldade para aceitar os serviços a que tem direito na prefeitura. Donatela encontra Lara na universidade.
Segunda, 18 de julho – A Favorita – capítulo 046
Lara ameaça chamar a polícia. Donatela implora para Lara acreditar em sua inocência. Donatela dá um beijo de despedida em Lara e vai embora. Donatela se disfarça para resgatar suas joias em um banco. Zé Bob decide ir atrás de Dodi para saber do paradeiro de Donatela. Céu volta a esnobar Halley. Gonçalo pede aos seus seguranças para invadir a casa de Pedro, mas eles não encontram ninguém. Gonçalo convida Flora para jantar com ele, Lara e Irene. Flora sugere que ele consulte Lara primeiro. Donatela entrega as joias para Pedro vender. Cassiano pergunta a Lorena por Céu. Damião dá um beijo em Greice. Dedina fica incomodada com a cena.
Átila pede ajuda a Amelinha para trabalhar. Amelinha quer se certificar se ele ainda sabe fotografar. Iolanda fica preocupada com a greve de fome de Copola. Copola incentiva Cassiano a lutar pelo amor de Lara. Lara diz a Gonçalo que ainda não tem condições de marcar uma reconciliação familiar com Flora. Pedro auxilia Donatela em sua fuga. Pedro se despede de Donatela no aeroporto. Amelinha e Átila entram na sala de embarque do aeroporto para fazer fotos de uma personalidade. Donatela vê Amelinha e tenta se esconder.
Amelinha e Átila se aproximam cada vez mais de Donatela. Zé Bob promete ficar de olho em Dodi até descobrir quem matou Salvatore. Pedro se recusa a contar para Gonçalo o paradeiro de Donatela. Amelinha flagra Donatela no aeroporto. Donatela é presa. Pedro passa mal ao saber da prisão de Donatela. Cilene avisa Halley que se ele não arrumar um emprego decente terá que voltar a estudar. Lara fica arrasada ao saber da prisão de Donatela. Lara pede para Irene e Gonçalo não questionarem seus sentimentos. Pepe pede a Maíra que faça uma visita a Augusto.
Shiva não se conforma com o fato de Augusto insistir em conversar com Rosana. Cassiano pede mais uma chance a Lara. Cassiano convence Lara a fazer uma viagem com ele. Augusto ofende Maíra. Halley não consegue disfarçar o ciúme que sente de Lara toda vez que a vê perto de Cassiano. Dulce flagra Rita e Didu juntos. Silveirinha e Flora comemoram a prisão de Donatela. Lara convida Flora para almoçar no rancho. Silveirinha parabeniza Flora por conseguir conquistar o coração de Lara. Donatela é transferida para um presídio feminino como principal suspeita do assassinato de Salvatore. Flora pede a Dodi que saia da cidade.
Terça, 19 de julho – A Favorita – capítulo 047, terça, 19 de julho
Irene e Gonçalo recebem Flora no rancho. Donatela fica com nojo da comida do presídio. As presas riem. Lara se incomoda ao ouvir Flora e Gonçalo falando mal de Donatela. Flora pede a Lara que confie nela como se fosse uma amiga. Donatela não consegue se acostumar com a prisão. Elias conta a Copola que o estado liberou a verba para a reforma do hospital e da escola e ele volta a se alimentar. Copola aconselha Cassiano a continuar lutando pelo amor de Lara. Dulce insinua para Romildo que as visitas de Didu têm aumentado suas despesas. Alícia flagra Romildo dando dinheiro a Dulce e promete contar tudo para Didu. Romildo fica nervoso e desmaia.
Alícia pede a Clemente que chame uma ambulância. Leonardo come um pedaço do bolo que Catarina havia preparado para a professora de Mariana. Alícia descobre que Romildo teve um princípio de infarto. Romildo fica emocionado com Alícia e Didu juntos no hospital. O médico pede a ele que controle as emoções. Romildo agradece ao médico por ajudá-lo em sua farsa. Gislaine e Donatela discutem. Outras presas se metem para separá-las. Diva ajuda Donatela. Zezé ameaça colocar Donatela na solitária, caso ela arrume confusão novamente. Lara diz a Irene que não tem sentimento nenhum por Flora. Diva conta a Donatela que conhece Flora.
Quarta, 20 de julho – A Favorita – capítulo 048
Diva revela que Zezé sempre protegeu Flora das confusões. Diva mostra a Donatela a sala onde Flora estudava na prisão. Halley pede a Céu que não comente nada com Cilene sobre sua relação com Lara. Céu e Halley ficam juntos. Zé Bob visita Donatela na prisão. Donatela se declara para Zé Bob. Donatela pede a Zé Bob que proteja Lara de Flora. Manu vê Céu fazendo a barba de Halley e fica com ciúmes. Manu enfrenta Céu e promete fazer de tudo para expulsá-la da casa. Shiva e Maíra pregam uma peça em Augusto para convencê-lo de que Rosana não existe.
Augusto sente uma tontura e desmaia. Manu descobre que o cliente fixo de Céu é Orlandinho. Orlandinho gosta de saber que Céu conhece Halley. Zé Bob aconselha Lara a visitar Donatela. Flora diz a Dodi que Zezé deve estar dando uma dura em Donatela na prisão. Catarina compra um ar-condicionado. Leonardo manda Catarina devolvê-lo para a loja. Lara termina, definitivamente, o namoro com Cassiano. Romildo faz chantagem emocional e convence Didu a voltar para casa por uns tempos com Rita e Camila. Flora pega as joias de Donatela para vender. Lara flagra Dodi no apartamento de Donatela. Flora visita Donatela na prisão.
Quinta, 21 de julho – A Favorita – capítulo 049
Dodi diz a Lara que nunca mais encontrou Flora. Flora diz que ficou com tudo o que era de Donatela. Donatela reage. Zezé pede às guardas que levem Donatela. Flora dá dinheiro a Zezé para que ela atormente a vida de Donatela. Zé Bob pega o exame de DNA e confirma que é pai de Camila. Zezé coloca uma faca entre os pertences de Donatela, que acaba na solitária. Halley desconfia que Cilene esteja com problemas. Irene lamenta o término do namoro de Lara e Cassiano. Dulce não se conforma em não ter sido convidada para morar na casa de Romildo também. Zé Bob avisa Rita que não permitirá que Camila vá morar na casa de Romildo.
Rita diz a Zé Bob que ele não tem direito de se meter na vida dela e de Camila. Copola faz uma visita à Irene na escola de música. Os dois decidem convencer Lara e Cassiano de como é duro fazer uma escolha errada na vida e perder um grande amor. Dedina fica incomodada ao ver Greice e Damião se beijando. Dedina humilha Greice. Elias chama sua atenção e ela aproveita para comunicar que não quer mais Damião em sua casa. Shiva perde a paciência com as loucuras de Augusto. Romildo fica horrorizado ao saber que Camila é filha de Zé Bob. Pedro fica chocado ao ver o estado de Donatela. Donatela pede a Pedro que arrume uma forma de acusar Flora e livrá-la da cadeia. Pedro flagra Dodi e Flora em um restaurante.
Dodi e Flora deixam o restaurante e Pedro pede ao taxista para segui-los. Diva mostra a Donatela um túnel que as presas estão cavando para fugir. Diva pede a Donatela que não se deixe levar pelas provocações de Zezé. Halley tenta fazer com que Lara se divirta na boate. Pedro fotografa Flora e Dodi e a filha o vê. Leonardo troca o ar-condicionado de Catarina por uma mesa de sinuca. Domenico e Marina não se conformam como Catarina aguenta ser tão humilhada. Cassiano sofre com o término do namoro. Copola vai tirar satisfações com Leonardo. Leonardo expulsa Copola de sua casa. Zezé provoca Donatela até colocá-la na solitária novamente.
Diva se revolta e convoca as presas para protestarem. Roseli desce para saber o motivo da confusão. Roseli percebe que Zezé armou para cima de Donatela e ameaça demiti-la, caso ela apronte novamente. Céu pergunta a Halley quando ele pretende contar a Lara que foi contratado para ser seu segurança. Halley fica incomodado com os questionamentos de Céu. Flora presenteia Lara com um livro. Lara apresenta Halley a Flora como seu namorado. Diva conta a Donatela que Augusto enlouqueceu depois que ela o deixou. Maíra finge falar com Rosana para ver se consegue trazer Augusto à realidade. Dodi vai atrás de Pedro, mas não o encontra. Lara descobre que Halley foi contratado por Gonçalo. Halley fica sem saber como se explicar para Lara. Pedro vai ao encontro de Gonçalo em uma barbearia. Dodi observa tudo de longe.
Sexta, 22 de julho – A Favorita – capítulo 050
Pedro percebe a presença dos capangas de Dodi e foge. Lara se surpreende ao saber que Halley é filho de Silveirinha e Cilene. Halley tenta convencê-la de que aceitou o emprego por necessidade, mas acabou se apaixonando. Pedro marca um encontro com Gonçalo para mostrar as fotos contra Flora. Dodi segue Gonçalo. Irene faz uma visita surpresa a Flora. Zezé promete se vingar de Donatela. Dodi encontra Gonçalo e o distrai para que seus capangas entrem na loja e peguem a máquina de Pedro. Pedro tenta convencer Gonçalo de que os capangas de Dodi roubaram sua máquina. Gonçalo acha que Pedro está doente e pede aos seus seguranças para levá-lo ao hospital. Flora despacha Irene. Dodi avisa Flora que está tudo bem, mas que Pedro teve que ir para o hospital.
Flora pensa em uma forma de mantê-lo sedado. Zezé conta a Donatela que Pedro se deu mal ao tentar ajudá-la. Gonçalo fica furioso ao saber que Lara e Halley estavam se envolvendo emocionalmente. Irene e Copola combinam uma forma de reaproximar Lara e Cassiano. Leonardo descobre que Mariana colocou um piercing e a obriga a tirá-lo. Halley pede permissão a Gonçalo para namorar Lara, mas ele o manda embora. Irene convida Lara para ir a uma feira de gado. Pedro fica desesperado ao ser ver cercado por Flora, Silveirinha e Dodi no hospital. Cassiano canta uma composição sua na feira de gado. Lara se emociona e Irene afirma que não sabia de nada. Diva revela a Donatela que irá sair da prisão em breve, mas que está organizando a fuga para ajudá-la. Flora consola Lara.
Segunda, 25 de julho – A Favorita – capítulo 051
Lara se sente culpada pelo sofrimento de Cassiano. Irene conta a Cassiano que Halley e Lara se desentenderam. Irene e Copola aconselham Cassiano a procurá-la na feira. Céu convence Halley a continuar lutando por Lara. Lara diz a Cassiano que precisa ficar sozinha. Lara e Flora pegam carona em um caminhão. Flora presenteia Lara com um carro que era dela e de Marcelo. Gonçalo repreende Irene por ter encontrado Copola na feira. Flora diz a Dodi que Lara acreditou na história do carro velho. O advogado convence Donatela a confessar o crime para abrandar a pena. Copola presenteia Catarina com um ar-condicionado.
Lara conta a Halley que Cassiano compôs uma música para ela. Halley grita que a ama para todos da faculdade. Os alunos aplaudem a cena romântica. Catarina descobre que Mariana fugiu. Donatela desiste da fuga. Lara visita Donatela na prisão. Donatela reafirma sua inocência e deixa Lara irritada. Flora decide internar Pedro. Donatela volta atrás e resolve fugir. Donatela entrega uma carta para Roseli enviar para Lara. Zezé avisa a Flora sobre a carta de Donatela. Flora faz uma visita à Irene e encontra a carta. Flora descobre que Donatela irá fugir. Diva deseja boa sorte a Donatela antes da fuga com as outras presas.
Flora avisa a Zezé sobre a fuga. Donatela e as outras presas andam pelo buraco até que encontram uma escada que parece dar em um bueiro. Zé Bob lembra de ter visto um homem próximo ao armazém antes do assassinato de Salvatore. Zezé flagra Donatela e as outras presas tentando sair pelo portão do presídio. Zezé tranca Donatela na solitária. Silveirinha e Flora comemoram o fracasso do plano de Donatela. Adailton vê Zé Bob procurando por Baiano no armazém. Lara se desespera ao saber da tentativa de fuga de Donatela. Flora conta a Pedro que irá levá-lo para um hospital no interior. O advogado de Donatela lamenta ao saber que Pedro não poderá mais testemunhar.
Flora e Silveirinha prometem recompensar Roncalho por ajudá-los a se livrar de Pedro. Didu pede a Zé Bob para ir a uma peça da escola de Camila, pois ele estará de plantão. Maíra atende uma ligação de Baiano e decide encontrá-lo. Flora vai ao julgamento com um vestido de Donatela apenas para provocá-la. As presas desejam boa sorte a Donatela. Samuel avisa a Maíra que Baiano já deve estar chegando. Maíra entra no galpão. Baiano revela a Maíra que Flora e Dodi mataram Salvatore. Adailton observa os dois conversando. Maíra tenta convencer Baiano de que ele pode salvar uma inocente. Donatela entra no tribunal algemada.
Terça, 26 de julho – A Favorita – capítulo 052
Maíra tenta falar com Zé Bob. Donatela interrompe o juiz e grita que é inocente. Donatela explica que não poderá confessar um crime que não cometeu. Maíra diz a Baiano que ele tem que depor a favor de Donatela, mas ele teme represálias. Donatela conta ao juiz que foi vítima de uma armadilha de Flora e Dodi. Adailton liga para Dodi. Dodi pede a Adailton para não deixar Maíra escapar. Zé Bob tenta defender Donatela, mas é ironizado pelo promotor. Flora manda Dodi sumir com Maíra. O pneu do carro de Maíra fura próximo ao armazém. Adailton se oferece para ajudá-la. Maíra percebe a presença de mais dois homens e tenta fugir. Cassiano conta a Céu que terminou o namoro com Lara.
Céu diz a Cassiano que está noiva. Céu visita Greice e avisa que ela ainda vai se dar mal com Damião. Cida se oferece para ir com Copola atrás de Mariana. Leonardo fica encantado com a nova vizinha, Stela. Maíra consegue despistar seus perseguidores. Rita se irrita ao ver Zé Bob na apresentação de Camila. Adailton consegue encontrar Maíra. Rita sugere a Zé Bob que eles contratem um advogado para regulamentar as visitas. Zé Bob fica contrariado. Maíra diz a Dodi que ligou para várias pessoas. Dodi confere o celular dela e descobre que ela não conseguiu falar com Zé Bob. Maíra tenta fugir. Maíra consegue alcançar seu telefone e ligar para Zé Bob, mas é Flora quem atende. Maíra implora para Dodi deixá-la em paz. Lara aparece no tribunal para testemunhar a favor de Donatela. O carro de Dodi bate no trânsito. Maíra tenta escapar e é atropelada.
Quarta, 27 de julho – A Favorita – capítulo 053
Dodi pede para seus capangas voltarem ao armazém e darem um fim no carro de Maíra. Tuca é avisada sobre o acidente de Maíra e liga para Zé Bob. Zé Bob corre para o hospital. Donatela se emociona com o depoimento de Lara e pede permissão ao juiz para abraçar a filha. Flora se alegra ao saber do acidente de Maíra. Lara diz a Flora que lamenta todo sofrimento que ela passou, mas que seu coração acredita na inocência de Donatela. Halley e Cassiano protegem Lara do assédio da imprensa. Geralda presenteia Orlandinho e Céu com um enxoval e sugere marcar o casamento para o próximo mês. Shiva avisa a Augusto sobre o acidente de Maíra. Augusto desmaia.
Átila e Damião também ficam interessados em Stela. Catarina se culpa pela fuga de Mariana. Leonardo fica furioso ao ver Copola anunciando o desaparecimento de Mariana em um programa de TV. Mariana e Gracinha se divertem ao verem o mar pela primeira vez no Rio de Janeiro. Donatela acusa Flora de assassina no tribunal. Maíra é operada, mas respira com a ajuda de aparelhos. Dodi ordena que Adailton leve o carro de Maíra para um desmanche. O juiz declara Donatela culpada e sem direito a recorrer em liberdade. Flora descobre que Maíra sobreviveu e se oferece para ficar com Zé Bob no hospital. Flora apaga os recados de Maíra do celular de Zé Bob. Donatela é ovacionada em sua volta à prisão. Diva propõe trocar de identidade com Donatela para ela sair da prisão.
Donatela explica a Diva que elas são muito diferentes fisicamente. Diva promete fazer uma maquiagem tão perfeita que ninguém seria capaz de notar. Zé Bob estranha ao ver várias ligações de Maíra em seu celular, mas sem nenhum recado. Flora se disfarça de enfermeira e desliga a máquina que mantém Maíra respirando. Zé Bob e Tuca se desesperam ao saber da morte de Maíra. Augusto fica paralisado. Céu conta a Cilene que Orlandinho a pediu em casamento. Mariana e Gracinha sofrem um acidente. O policial descobre que Mariana e Gracinha estão cadastradas como desaparecidas. Alícia leva um caminhão cheio de frutas exóticas para distribuir em Triunfo. O povo devolve as frutas. Céu diz a Orlandinho que quer ganhar alguma coisa com o casamento.
Orlandinho se surpreende ao reencontrar Halley. Catarina recebe Mariana emocionada. Átila pensa em montar uma barraca de cachorro quente e convida Cida para ajudá-lo. Cassiano sonda com Cida o verdadeiro motivo para ela ter ficado afastada por tanto tempo. Diva muda o visual de Donatela e revela seus planos para enganar Roseli. Dodi ameaça fazer mal aos filhos de Baiano caso ele abra a boca novamente. Diva e Donatela provocam uma confusão no refeitório e são obrigadas a recolher o lixo todo do presídio. Diva entrega um diamante para Donatela e avisa que ele será seu passaporte para sair da prisão.
Quinta, 28 de julho – A Favorita – capítulo 054
Diva mostra o diamante para Donatela e explica que ele pode servir de pagamento para a diretora Roseli. Donatela vê na TV a notícia da morte de Maíra. Flora consola Zé Bob, que comenta sobre o desaparecimento do carro de Maíra. Irene sugere a Lara uma viagem para Paris com Flora. Flora fala para Silveirinha que teme a investigação de Zé Bob sobre a morte de Maíra. Irene presenteia Flora com uma passagem para Paris. Norton avisa a Dodi que ele tem um dia para deixar o apartamento. Halley pede perdão a Lara e diz que a ama. Lara avisa que vai viajar para a Europa. Romildo, Alícia, Rita e Didu discutem por causa de Zé Bob. Romildo finge passar mal.
Alícia descobre que Romildo não está doente e Romildo promete financiar o filme da filha se ela não contar a verdade para o irmão. Diva revela para Donatela que seu nome é Rosana e que foi mulher de Augusto. Shiva e Augusto plantam rosas no sítio em homenagem a Maíra. Halley pergunta para Céu o porquê de ela se casar com Orlandinho. Lara conta que vai passar dois meses fora e pede para Cassiano viver a sua vida. Leonardo pega galhos de manjericão em casa e leva para Stela. Catarina olha indignada a cena. Mariana descobre que está grávida. Norton expulsa Dodi do apartamento. Catarina interroga Mariana e ela confessa que está grávida. Flora fala para Dodi que vai conseguir dinheiro com Irene para ele se sustentar enquanto ela estiver fora. Diva conta que vai morrer e pede para Donatela procurar Augusto quando sair da cadeia.
Sexta, 29 de julho – A Favorita – capítulo 055
Diva avisa a Donatela que mandará cartas para Elias, Shiva e Augusto. Shiva convence Augusto a cantar na televisão em homenagem a Maíra. Mariana se recusa a contar para Catarina quem é o pai da criança e garante que vai se virar sozinha. Catarina diz que estará ao lado de Mariana em todos os momentos. Flora garante que não vai se esquecer de Silveirinha. Silveirinha reclama por ter que abrigar Dodi. Halley pula o muro do rancho e invade a casa para surpresa de Lara, Gonçalo e Irene. Halley se ajoelha e declara o seu amor para Lara. Halley presenteia Lara com uma foto deles dois. Lara exige que Gonçalo não faça nada contra Halley.
Irene afirma que o melhor para Lara é Cassiano, mas Gonçalo responde que prefere Halley. Copola avisa a Cassiano que ele foi selecionado para se apresentar na TV. Céu se muda para a casa de Orlandinho. Cilene diz a Halley que arranjou um emprego para ele como carregador em uma empresa de mudanças. Flora se despede de Zé Bob. Cassiano vai ao aeroporto se despedir de Lara e ela se emociona. Augusto começa a cantar, mas abandona o palco antes do fim da música. Cassiano faz sucesso no programa. Leonardo desconfia e Mariana confirma que está grávida. Catarina enfrenta Leonardo quando ele resolve expulsar Mariana de casa. Leonardo afirma que não tem mais filha. Dois meses se passam. Lorena vibra ao ouvir Cassiano no rádio. Irene, Flora e Lara voltam. Gonçalo se impressiona com o visual sofisticado de Flora.
*Os capítulos da novela A Favorita podem sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES
Segunda, 11 de julho – A Favorita – capítulo 041
Zé Bob sai sem falar nada. Dodi vê Zé Bob saindo e vai para o seu quarto. Lara confessa estar dividida entre dois homens para Irene. Dodi garante a Donatela que não aconteceu nada entre eles na noite anterior. Lara pede um tempo para Cassiano. Cassiano manda Lara ficar com Halley. Halley abre a porta para Céu e ela desmaia de fome. Halley leva Céu no colo para o seu quarto. As meninas reclamam e criticam Céu. Halley aconselha Cilene a contratar Céu. Pedro nega ajuda de Flora. Donatela mostra as fotos de Salvatore para Gonçalo e diz que Flora as usou para chantageá-lo. Donatela acusa Gonçalo de não se importar com ela.
Maíra vai embora do sítio quando Augusto insiste em colocar um prato na mesa para Rosana. Didu diz a Romildo que está feliz com o emprego. Romildo fala para Rita que gostaria de ajudar na educação de Camila. Cilene aceita Céu em sua casa. Alícia encontra Lara e Halley em um restaurante e demonstra ser íntima de Halley, que se irrita. Lorena contrata Greice. Catarina diz para Cida namorar Vanderlei. Donatela acusa Zé Bob de roubo. Zé Bob diz que viu Donatela e Dodi juntos. Irene avisa Flora sobre as fotos de Salvatore. Os seguranças avisam a Donatela que Salvatore desapareceu. Flora diz a Dodi que já sabe que ele entregou as fotos para Donatela e pergunta de qual lado ele está.
Dodi garante a Flora que entregou as fotos para ganhar a confiança de Donatela. Cilene reclama ao ver Halley e Céu conversando. Lara encontra Alícia em uma boate. Lara diz a Alícia que Halley é filho de um empresário, estuda na faculdade e mora em um flat. Greice fala para Cassiano que não tem notícias de Céu. Pedro diz para Donatela que ela pode contar com ele. Cilene, Luma e Sharon arrumam Céu. Donatela convida os amigos para uma missa em homenagem a Marcelo. Dodi garante a Donatela que ele é a única pessoa em quem ela pode confiar. Dulce procura Romildo e aceita sua ajuda. Alícia diz a Halley que não desmentiu a história que ele contou para Lara.
Terça, 12 de julho – A Favorita – capítulo 042
Pimentel liga para Halley e Alícia descobre que ele é o segurança de Lara. Pedro perde mais uma vez no pôquer. Cilene expulsa Céu, mas resolve lhe dar mais uma chance, a pedido de Halley. Diva e Bianca ficam com pena de Donatela quando leem o noticiário, e afirmam conhecer Flora muito bem. Zé Bob pede para Flora ficar longe dele e de Donatela. Pedro é encurralado pelos homens a quem deve. Lara desaconselha Gonçalo de ir à missa organizada por Donatela. Donatela assiste à missa sozinha. O padre diz que alguém chegou. Donatela se vira e se depara com Flora.
Flora provoca Donatela, que é levada por Dodi para fora da igreja. Ela pede para não deixá-la sozinha. Lara avisa aos avós que Pedro foi hospitalizado. Eles descobrem que Pedro foi transferido para uma clínica particular e ficam surpresos ao saber que Flora está arcando com as despesas. Gonçalo admite para Flora que pode ter sido injusto. Zé Bob flagra Dodi, Flora e Silveirinha em um restaurante de luxo. Copola repreende Catarina por sempre visitá-lo escondida de Leonardo. Rita não se conforma por Dulce ter aceito dinheiro de Romildo. Didu presenteia Rita com uma pulseira de ouro que comprou com seu primeiro salário. Pedro liga para Donatela do hospital. Pedro debocha da preocupação de Flora. Céu, a pedido de Darcy, encontra Orlandinho. Os dois passam o tempo assistindo a um filme. Donatela acusa Flora de manter Pedro inconsciente. Lara chama Donatela de assassina e a expulsa do hospital. Donatela diz a Pedro que irá acabar com Flora.
Quarta, 15 de junho – A Favorita – capítulo 023
Flora pede que Lara investigue. Gonçalo pergunta para Irene de quem é o número para o qual ela ligou tanto no último mês. Irene diz que é de Sandra. Dodi dá um anel para Manu. Flora dá duas fotos para Lara. Lara guarda as fotos no bolso ao ouvir a voz de Donatela. Flora se esconde.
Donatela diz que Lara está estranha desde que leu as cartas de Flora. Catarina diz que se sente culpada por Domênico não falar há dois anos. Catarina diz a Vanderlei que é casada e jamais trairia o marido. Vanderlei fica sem entender. Copola insiste para Domênico falar e ele foge correndo. Copola pede perdão a Domênico.
Cida manda que Darlei seja feliz com a mulher e os filhos. Flora se instala em outro flat. Gonçalo pega o celular de Irene e liga para Flora. Zé Bob insiste que Elias se candidate. Didu garante que vai melhorar a vida da população. Elias faz perguntas sobre o município e Didu não sabe responder. Donatela flagra Dodi e Manu juntos. Donatela se enfurece ao ver seu anel na mão de Manu.
Augusto joga fora o jornal com a reportagem que Maíra escreveu sobre ele. Zé Bob se confronta Donatela em um leilão beneficente. Dodi chega. Donatela mente que está namorando Zé Bob. Cida adormece e perde a direção do caminhão. Dodi dá lances no leilão e diz que só vai parar se Donatela voltar para casa com ele. Gonçalo se choca ao ver Irene e Flora juntas. Lara procura Cilene.
Quinta, 16 de junho – A Favorita – capítulo 024
Lara pede que Cilene conte tudo sobre o crime. Dodi arremata o cavalo e manda que Donatela prepare o cheque. Lara estranha quando Cilene diz que Silveirinha abriu a porta no dia o crime. Cilene conta que viu Flora atirar em Marcelo e depois quebrou um vaso em sua cabeça, quando ela ia atirar em Donatela.
Lara estranha a versão de Cilene, pois é diferente da que Donatela lhe contou. Cida acorda e se embrenha no mato. Copola e Domênico encontram o caminhão de Cida. Gonçalo diz a Irene que a viu com Flora. Irene afirma que Donatela matou Marcelo. Gonçalo diz que Irene está precisando de tratamento psiquiátrico.
Zé Bob discute com Dodi. Os fotógrafos registram. Donatela e Zé Bob saem juntos. Copola encontra Cida e os dois se abraçam emocionados. Gonçalo manda que Irene nunca mais veja Flora. Zé Bob e Donatela se divertem juntos. Dois homens exigem dinheiro de Halley, que jura não ser Bruninho. Alícia diz que não vai ajudar Halley.
Donatela se altera ao saber que Lara procurou Cilene. Augusto medita para se purificar. Shiva procura Maíra, mas ela diz que Augusto a dispensou. Gonçalo diz a Lara que Donatela é inocente. Camila, Rita e Didu vão ao Zoológico. Zé Bob pede a Rita um fio de cabelo de Camila para fazer o exame de DNA.
Gonçalo avisa Gurgel que não vai colaborar com a campanha de Romildo. Silveirinha diz a Lara que Donatela e Marcelo se desentenderam depois do sequestro do filho. Lara se surpreende quando Silveirinha diz que Marcelo saiu de casa para viver com Flora. Homens colocam Flora em um carro e ela se vê cara a cara com Gonçalo.
Sexta, 17 de junho – A Favorita – capítulo 025
Gonçalo manda Flora se afastar de sua família. Dodi exige dinheiro de Silveirinha, ameaçando contar à polícia o que ele fez no passado. Irene afirma para Lara que Marcelo foi realmente apaixonado por Flora. Copola pede a Cida para voltar para casa. Domenico faz o mesmo pedido e fala pela primeira vez. Cida fica emocionada e concorda. Lara revela a Donatela que foi Silveirinha quem contou que Marcelo amava Flora. Donatela nega a afirmação de Silveirinha e fica possessa com ele. Zé Bob diz a Flora que não quer mais nada com ela. Donatela manda Silveirinha fazer os trabalhos mais pesados da casa.
Lara vê Céu pegando na mão de Cassiano e não gosta. Shiva deixa um bilhete para Augusto dizendo que se mudou para São Paulo. Shiva aparece na casa de Maíra. Halley confessa para Orlandinho que não é Bruno. Orlandinho afirma que não se importa. Lara pede ao chefe de Céu que ela seja transferida para outra seção da fábrica. Céu reage à transferência e acaba demitida. Augusto vai a São Paulo atrás de Shiva. Shiva se recusa a voltar com Augusto. Gonçalo vê Irene se encontrando com Flora. Gurgel ofende Elias para que ele desista de se candidatar. Elias fica furioso e decide se candidatar, para felicidade de Dedina. Iolanda é fria com Cida. Flora vai visitar Silveirinha.
Terça, 21 de junho – A Favorita – capítulo 027
Donatela fica indignada com a insinuação de Lara. Flora não consegue sair do mausoléu. Donatela acusa Irene de ter mandado Lara conversar com Salvatore. Gonçalo diz a Irene que deu um jeito em Flora. Alguns homens ouvem os gritos de Flora e abrem a porta do mausoléu. Romildo anuncia para a imprensa a candidatura de Didu.
Elias avisa que vai ser candidato também, deixando Romildo furioso. Alícia entrega o fio de cabelo de Camila a Zé Bob. Edivaldo encontra Céu na rua e a manda voltar para casa. Céu se recusa e pega um ônibus para São Paulo. Irene procura Flora no hotel e descobre que ela está desaparecida. Romildo manda Gurgel difamar a reputação de Elias na imprensa.
Didu fica furioso com o golpe baixo do pai e tenta protestar, em vão. Flora marca um encontro com Lara, pois quer lhe dar uma carta que Marcelo escreveu. Donatela ouve Lara ao celular e estranha a conversa. Dodi diz à Silveirinha que Flora virará o jogo e o aconselha a escolher o lado certo. Lara decide ir ao encontro com Flora. Donatela segue Lara e fica horrorizada ao ver a filha encontrando Flora.
A TRAMA
A Favorita tem texto de João Emanuel Carneiro e direção de núcleo e geral de Ricardo Waddington, será uma trama cercada de mistério que, além de emocionar, trará à tona temas que, cada vez mais, parecem ser questionados pelo ser humano: ética, caráter e família. Num mundo onde as aparências enganam em quem se pode acreditar? Qual é a linha que separa o certo do errado? Até onde ir para conseguir o que quer? O que vale mais: o laço de sangue ou o de criação? “Nós estamos vivendo em uma época em que somos, em geral, lançados muito à dúvida. Quem é realmente confiável? Será possível que as pessoas continuem mantendo a ética, acreditando nos seus valores, em situações completamente adversas?”, indaga o autor.
Na trama central, Flora (Patrícia Pillar) foi condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatela (Claudia Raia), sua antiga parceira na dupla sertaneja que formavam. Ao sair da prisão, vai lutar para provar sua inocência, acusando a ex-amiga do crime que ela já pagou. Donatela, por sua vez, foi quem criou Lara (Mariana Ximenes), a filha de Flora com seu marido morto e herdeira única de um império de papel e celulose. “A Favorita é um drama psicológico que parte de uma premissa policial”, sintetiza Carneiro.
A Favorita é ambientada em São Paulo e boa parte da trama se passa em Triunfo, uma cidade fictícia, localizada nos arredores da capital. “A grande novidade dessa novela é não ter uma heroína ou uma vilã pré-estabelecidas. Você tem suspeitas e um jogo. Será um diálogo diário com o público para saber aonde vai dar esta história”, explica Waddington.
MELHORES AMIGAS
Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) cresceram juntas. Donatela perdeu os pais num acidente e acabou sendo adotada pela família de Flora. Melhores amigas desde a infância, as duas meninas tinham vocação para o canto, o que lhes garantiu um passaporte para uma nova vida. Quando começaram a chamar atenção se apresentando em escolas e festas de clubes foram descobertas pelo empresário Silveirinha (Ary Fontoura), um caça-talentos que tirou Flora e Donatela de casa e as levou para excursionar pelo Brasil afora. Silveirinha foi um misto de pai e carrasco. Explorava as garotas ficando com boa parte do cachê que recebiam, mas, em compensação, dava-lhes comida e todo o carinho que ele tinha para dar para alguém – que não era muito.
A dupla de música sertaneja formada por Flora e Donatela – “Faísca e Espoleta” – chegou a fazer um razoável sucesso na época, mas a carreira foi interrompida após uma turnê, em que as duas conheceram os amigos Marcelo e Dodi (Murilo Benício), de quem se tornaram noivas.
Donatela casou-se com Marcelo, filho do poderoso Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça), dono de uma indústria de papel e celulose, e Flora tornou-se esposa de Dodi (Murilo Benício), um homem que veio de baixo e que trabalhava na firma do pai do amigo.
TRAIÇÃO, MORTE E REVALIDADE
A felicidade de Donatela e Marcelo durou pouco. O primeiro filho do casal, Mateus, foi seqüestrado com seis meses de idade e nunca mais apareceu. Desde então, os dois passaram a se desentender com freqüência.
Flora, por sua vez, separou-se de Dodi, passou um tempo sozinha e, depois, teve um caso com Marcelo. Engravidou dele e deu à luz uma menina, Lara, o que agravou a crise entre Donatela e Marcelo e, principalmente, entre as duas amigas.
QUEM ESTÁ FALANDO A VERDADE?
No auge da crise entre Flora e Donatela, Marcelo é assassinado. Ele foi morto com três tiros disparados do revólver que, segundo testemunhas, estava na mão de Flora. Pega em flagrante, foi presa e dramaticamente separada de sua filha Lara, na época, com três anos de idade.
Donatela (Claudia Raia) acha que Flora (Patrícia Pillar) esperou a vida inteira para destruir sua felicidade. Ingenuamente, deixara que a amiga, a quem considerava uma irmã, seguisse os seus passos. Depois de um tempo, entendeu que Flora se casou com Dodi só para poder ficar perto dela e de Marcelo. Na visão de Donatela, Flora fez tudo para atrapalhar seu casamento – seduziu seu marido e tratou logo de ficar grávida dele.
Para Donatela, o desejo de Flora, na verdade, sempre foi pegar o seu lugar. Ela acha que, quando Flora percebeu que Marcelo nunca iria se separar dela, resolveu matá-lo. Donatela afirma que Flora premeditou o assassinato, mas que nada saiu como previsto. No dia do crime, Donatela saiu de casa, mas logo voltou porque se lembrou que tinha marcado hora com Cilene (Elizangela), sua manicure. Quando chegou em casa, flagrou Flora atirando em Marcelo, o que foi confirmado por Cilene, única testemunha do caso. Na versão de Donatela, depois de atirar em Marcelo, Flora ainda ia atirar nela. Para se defender, iniciou uma briga com a rival e quem pôs fim à luta foi Cilene, que conseguiu imobilizar Flora. Como, na briga, as duas seguraram a arma, o revólver ficou com as impressões digitais de ambas, mas o depoimento de Cilene bastou para condenar Flora pelo assassinato de Marcelo.
Segundo Flora (Patrícia Pillar), Donatela (Claudia Raia), quando criança, a fascinava por ser perversa e muito inteligente. A amiga, contudo, sempre seguiu seus passos e desejou tudo o que era dela, a começar pelos meninos. Para Flora, Donatela sempre dava um jeito de namorar os garotos que davam em cima dela. A mesma história, inclusive, se repetiu anos depois, quando Flora conheceu Marcelo. Donatela, ao notar que a amiga se interessou pelo jovem milionário, tratou de se insinuar para ele, deixando Dodi como a única opção para Flora. Apesar de saber que os casais estavam trocados, Flora acabou namorando Dodi, um rapaz lindo, mas, ao contrário de Marcelo, pobre. Flora, porém, afirma que a condição financeira de Dodi nunca foi um problema, já que ela nunca gostou de gente rica. O que a incomodou, na realidade, foi ter descoberto muito tempo depois, quando já estava casada com Dodi – e Donatela com Marcelo -, que sua amiga era muito mais do que uma “conhecida” de seu marido.
A versão de Flora é que Donatela e Dodi sempre foram amantes e tanto ela como Marcelo foram vítimas de um golpe minuciosamente planejado e muito bem sucedido. Donatela teria dado em cima de Marcelo já com o intuito de se casar com o jovem milionário, enquanto Dodi conquistaria Flora para se manter próximo à amante e ao dinheiro que ela passaria a ter. Além disso, o filho seqüestrado de Donatela e Marcelo, na verdade, seria filho de Dodi. Para que Marcelo não descobrisse a verdade, o casal deu um jeito de sumir com a criança. Como a verdade veio à tona, Flora e Marcelo se aproximaram e redescobriram o amor que teve que ser sublimado por causa das circunstâncias. Quando Donatela descobriu que Marcelo iria se separar dela e que perderia todo o dinheiro que sempre quis, resolveu agir. Junto com Dodi, premeditou o assassinato de Marcelo e, segundo Flora, deu um jeito para que ela estivesse na casa de Marcelo no momento do crime, tendo plantado inclusive testemunhas falsas para incriminá-la.
Unidas no passado, Donatela e Flora tomaram rumos completamente diferentes. Mesmo achando que não conseguiria se erguer de novo – já que teve um filho seqüestrado aos seis meses de idade, foi traída pela amiga e ficou viúva e sozinha no mundo -, Donatela resolveu levar a vida adiante. Na dor, se aproximou de Dodi e, um ano depois, se casou com ele. Penalizada com o destino da filha do homem que mais amou na vida, Donatela resolveu criar Lara, mesmo sabendo que algumas pessoas a acusavam de ter adotado a filha da assassina de Marcelo somente por ela ser a única herdeira de um império.
Certa de que ela e Dodi foram vítimas de Flora, Donatela se considera uma sobrevivente. Dezoito anos depois da morte de Marcelo, vive com Dodi e Lara no rancho dos pais de seu marido falecido, Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes). Não se considera feliz, nem infeliz. Possui um casamento de altos e baixos com Dodi, porém vive com carinho e cumplicidade. Cuida de Lara com extremo zelo e preocupação e afirma que ama a filha mais do que tudo na vida. Acha que o destino, de alguma maneira, devolveu o filho que tiraram dela. Tem uma ótima relação com Gonçalo, já que o magnata tornou-se eternamente grato por Donatela ter se disposto a criar sua neta, filha da amante e assassina do marido. Ele considerou a iniciativa de Donatela um gesto sublime, que demonstra um altruísmo extraordinário. Irene, ao contrário, sempre teve reservas em relação à Donatela e, principalmente, a Dodi. Irene era da opinião que Lara deveria ter sido educada por preceptores, longe do Brasil. Ela nunca concordou com o fato de a neta ter ido morar com Donatela, já que acredita que a esposa de seu filho teria todas as razões para odiar a criança. Afinal, a garota é o resultado do adultério do marido dela, que foi a causa de sua trágica morte.
Flora, por sua vez, foi condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato de Marcelo. Considera que Donatela lhe tirou tudo o que tinha: Marcelo, sua promessa de felicidade e Lara, sua única filha que, do ponto de vista de Flora, chama a verdadeira assassina do pai de “mãe”. Ela sempre afirmou que foi presa por um crime que não cometeu. Ficou trancada numa cela escura para ser esquecida para sempre e morrer. Duas coisas, porém, a mantiveram viva – Lara, que estava crescendo longe dela, e um desejo enorme de justiça e também de vingança. A única pessoa com quem Flora acredita poder contar é Irene, já que aposta que a avó de Lara sempre desconfiou da história de Donatela.
PERSONAGENS
Donatela (Claudia Raia) – Uma mulher bonita, de moral duvidosa e louca por dinheiro. Exagerada em tudo, da roupa que veste às encenações para manipular as pessoas e conseguir o que quer. Era pobre e ficou órfã ainda pequena. Foi criada pela família de sua vizinha Flora (Patrícia Pillar), com quem formou a dupla sertaneja “Faísca e Espoleta”. Largou o grupo para se casar com o herdeiro Marcelo Fontana, com quem teve um filho, que foi seqüestrado e nunca mais apareceu. Depois que seu marido foi assassinado por Flora, Donatela se casou com Dodi (Murilo Benício), ex-marido de Flora, e criou Lara (Mariana Ximenes), filha bastarda de seu marido com Flora.
Flora (Patrícia Pillar) – Uma mulher bonita e doce, mas solitária e introvertida, com uma tristeza profunda nos olhos. Foi casada com Dodi (Murilo Benício), atual marido de Donatela (Claudia Raia), e, depois de sair da cadeia, vai se envolver com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). Após passar 18 anos presa, Flora sai disposta a provar sua inocência e a reconquistar tudo que lhe foi tirado, inclusive o amor de sua filha Lara (Mariana Ximenes), que foi criada por Donatela.
Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça) – É um homem inteligente, culto, íntegro e dedicado à família. Sua autoridade é imposta naturalmente. Quando jovem, Gonçalo tinha idéias comunistas, mas, ao longo da vida, traiu seus ideais e tornou-se um homem riquíssimo. Apesar disso, é discreto e não gosta de ostentação nem de bajuladores. Gonçalo é muito apegado à neta Lara e sofre com o assassinato de seu filho único Marcelo.
Irene (Glória Menezes) – Mulher culta, elegante, sofisticada, discreta e profundamente ética, casou-se com Gonçalo apesar de ter sido apaixonada pelo líder trabalhista Copola (Tarcísio Meira). Mora em um rancho com o marido, Donatela (Claudia Raia), Dodi (Murilo Benício) e sua neta Lara (Mariana Ximenes). Sua relação não é das melhores nem com Dodi, nem com Donatela. Detesta badalações e ostentações desnecessárias. Não faz gosto de ser uma mulher tão rica nem dá valor às conquistas do marido. Um dos seus grandes prazeres é lecionar para crianças carentes na escola de canto.
Dodi (Murilo Benício) – É um homem reservado e bem misterioso. Faz o típico novo-rico, que não consegue disfarçar que veio de baixo. Sua mulher, Donatela (Claudia Raia), é viúva do milionário Marcelo, seu amigo de infância. Antes de se casar com Donatela, Dodi foi casado com Flora (Patrícia Pillar). Agora, mora no Rancho Fontana, com Donatela, Lara (Mariana Ximenes) Irene (Glória Menezes) e Gonçalo (Mauro Mendonça). Autoritário com os empregados, Dodi desperta a antipatia de Lara, Irene e dos funcionários da empresa de Gonçalo.
Lara (Mariana Ximenes) – Uma moça rebelde, radical em suas atitudes e em seu visual. Aparenta ser durona, mas no fundo é delicada e carente. Foi criada por Donatela (Claudia Raia), mas é filha biológica de Flora (Patrícia Pillar) e Marcelo, marido assassinado de Donatela. Apesar de Lara ser neta e única herdeira do milionário Gonçalo (Mauro Mendonça), é uma pessoa simples. Lara cursa faculdade de geologia e namora Cassiano (Thiago Rodrigues), um operário da fábrica de seu avô.
Silveirinha (Ary Fontoura) – É um homem aparentemente inofensivo, mas muito perigoso. Dono de um passado obscuro, é vingativo e traiçoeiro. Foi empresário musical da dupla sertaneja “Faísca e Espoleta”, mas, com a dissolução da dupla, foi obrigado a se contentar em trabalhar como mordomo na casa de Donatela. No passado, teve um caso com Cilene (Elizangela) e é pai de Halley (Cauã Reymond).
Marcelo (Deco Mansilha) – Marido de Donatela (Claudia Raia) e pai de Lara (Mariana Ximenes). Foi assassinado há 18 anos, crime pelo qual Flora (Patrícia Pillar) foi presa. Só aparece em flash-back.
Norton (Alexandre Schumacher) – É do tipo que dá o sangue para comprar o carro de luxo em um financiamento de trinta prestações. É de origem humilde, mas está focado na carreira e é muito competitivo. Tem um cargo bom na empresa de Gonçalo e é workaholic.
Tina (Graziella Schimitt) – Uma das secretárias de Dodi (Murilo Benício), vai se envolver com ele e se decepcionar quando descobrir que ele a trocou por outra secretária.
Pereira (Rui Rezende) – Segurança de Lara.
Durval (João Carlos Andreazza) – Detetive contratado por Donatela (Claudia Raia) para seguir Flora (Patrícia Pillar)
Pedro (Genézio de Barros) – É o pai de Flora (Patrícia Pillar) e criou Donatela (Claudia Raia) desde pequena, já que, quando menina, ela perdeu o pai e a mãe. Não acredita na inocência de Flora e mantém uma boa relação com Donatela, de quem ganha muitos presentes.
Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) – Homem honesto, culto e idealista, acredita que pode mudar o mundo através do jornalismo. Muito chegado a polêmicas, Zé Bob compra qualquer briga para denunciar as falcatruas dos políticos. Sua vida amorosa é bem desestruturada. Zé é um tremendo mulherengo, mas se sente só em seu apartamento, onde vive apenas em companhia da cadela Wilma. Se envolverá com Donatela (Claudia Raia) e com Flora (Patrícia Pillar).
Maíra (Juliana Paes) – É uma mulher de alma livre, solteira, provocadora e inquieta. Trabalha como jornalista desde cedo e dedica a vida ao jornal onde é colega de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). Diz que gosta de ser solteira, mas na verdade largaria tudo para se casar, principalmente se fosse com Augusto César (José Mayer), por quem é apaixonada.
Tuca (Rosi Campos) – Editora do jornal “O Paulistano”, é chefe de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Maíra (Juliana Paes)
Cilene (Elizangela) – É uma mulher bem humorada, mas que também sabe ser dura. Teve um caso com Silverinha (Ary Fontoura) e engravidou de Halley (Cauã Reymond), a paixão de sua vida. Trabalhava como manicure, mas descobriu que tinha poderes premonitórios e começou a trabalhar como vidente para sua clientela feminina. Paralelamente, abriu uma agência de acompanhantes para homens.
Halley (Cauã Reymond) – Jovem bonito, sedutor e mulherengo, Halley é um malandro bon vivant. Filho da cafetina Cilene (Elizangela), foi educado de forma bastante conservadora, mas os princípios não entraram em sua cabeça. Só pensa em enriquecer a qualquer custo.
Orlandinho (Iran Malfitano) – É um jovem bonito, muito rico e carente. Se aproxima de Halley (Cauã Reymond), depois que este se passa por um antigo amigo da escola para conseguir dinheiro.
Manu (Emanuelle Araújo) – É uma das meninas de programa da agência de Cilene (Elizângela).
Sharon (Giovanna Ewbank) – É uma das meninas de programa da agência de Cilene (Elizângela).
Luma (Thiare) – É uma das meninas de programa da agência de Cilene (Elizângela).
Melissa (Raquel Galvão) – É uma das meninas de programa da agência de Cilene (Elizângela).
Romildo Rosa (Milton Gonçalves) – É um político poderoso e bastante temido. Veio de família pobre, mas conseguiu enriquecer através de trocas políticas e se tornou um homem rico e refinado. Não assume nem para si mesmo que é um canalha. Foi casado com Judite, com quem teve dois filhos, Alicia (Taís Araújo) e Eduardo (Fabrício Boliveira), o Diduzinho. Judite morreu há oito anos e os dois filhos são fontes constantes de problemas para o pai. É apaixonado por Arlete (Angela Vieira), secretária de Gonçalo (Mauro Mendonça), com quem teve um caso no passado.
Alicia (Taís Araújo) – É uma jovem belíssima, porém autodestrutiva. Dona de uma personalidade forte e muito inteligente, nunca está satisfeita com homem nenhum e tripudia deles depois que se rendem ao seu charme. É a única pessoa capaz de enfrentar seu pai, o temido político Romildo Rosa (Milton Gonçalves). Diz que ele é corrupto, mas não consegue recusar o dinheiro dele. Faz chantagem com o pai, ameaçando contar os podres dele se não fizer suas vontades. Apaixona-se por Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), um jornalista que insiste em denunciar as falcatruas de Romildo.
Diduzinho (Fabrício Boliveira) – É um caso perdido. Filho do político Romildo Rosa (Romildo Rosa), vive a sua sombra. O pai quer que ele entre na política, mas Diduzinho é um beberrão engraçado, que não leva o menor jeito para a coisa.
Arlete (Angela Vieira) – É uma mulher íntegra, idealista e honesta. Trabalha como secretária do executivo Gonçalo (Mauro Mendonça) e é o braço direito do patrão. Teve um caso no passado com o político Romildo Rosa (Milton Gonçalves), mas afastou-se dele quando percebeu que ele era corrupto. Arlete é mãe de Damião (Malvino Salvador) e tem orgulho de ter conseguido criá-lo sozinha. Até hoje Arlete é assediada por Romildo, mas resiste bravamente às investidas.
Damião (Malvino Salvador) – Dono de um carisma forte, Damião é impulsivo e politicamente correto. É filho de Arlete (Angela Vieira), que o criou sozinha, com o suor do próprio trabalho. Acha que seu pai faleceu de câncer, mas na verdade é filho de Romildo Rosa (Milton Gonçalves), um político corrupto que Damião detesta.
Clemente (Aramis Trindade) – É mordomo de Romildo.
Rita (Christine Fernandes) – É uma mulher bonita, que luta para ganhar a vida e sustentar sozinha Camila (Hanna Romanazzi), sua filha com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). Rita engravidou de Zé Bob mas nunca contou ao jornalista que ele é pai de Camila. Trabalha na agência publicitária de Gurgel e mora com a mãe, Dulce (Selma Egrei) e com a filha.
Camila (Hanna Romanazzi) – É filha de Rita (Christine Fernandes) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), mas não conhece o pai. É uma menina problemática, dona de uma personalidade forte. Foi praticamente criada pela avó, D. Dulce (Selma Egrei), que é uma funcionária pública aposentada.
Dona Dulce (Selma Egrei) – É uma mulher sofrida e severa. Ficou viúva cedo e nunca se casou de novo. É funcionária pública aposentada e mora com a filha Rita (Christine Fernandes) e com a neta Camila (Hanna Romanazzi).
Gurgel (Mário Gomes) – É o típico “puxa-saco” de rico. Um homem escorregadio, amoral, ambicioso, mas muito preguiçoso. É casado com Amelinha (Bel Kutner), que também é ambiciosa e desprovida de ética. Gurgel é um pai omisso para seus dois filhos, Tiago (Renan Mayer) e Carolina (Sofia Terra). É dono de uma pequena agência de publicidade especializada em campanhas eleitorais, mas ainda não conseguiu eleger nenhum de seus clientes.
Amelinha (Bel Kutner) – É uma mulher neurótica, obcecada por aparência e ambiciosa. Quer subir na vida a qualquer preço e acaba ficando patética. Veio de família pobre, apesar de esconder isso de todos, mas vive atualmente em um condomínio de luxo com o marido Gurgel (Mário Gomes). Trabalha como colunista social e gasta muito mais do que pode. Seus dois filhos Tiago (Renan Mayer) e Carolina (Sofia Terra) estão sempre em segundo plano.
Tiago (Renan Mayer) – Filho de Amelinha (Bel Kutner) e Gurgel (Mário Gomes), é uma criança meiga, mas carente. É rejeitado pela mãe e ignorado pelo pai.
Carolina (Sofia Terra) – É uma menina problemática. Está sempre aprontando alguma confusão para chamar a atenção dos pais Amelinha (Bel Kutner) e Gurgel (Mário Gomes), que não estão nem aí para a filha.
Copola (Tarcísio Meira) – É um senhor jovial e idealista. Teve um caso de amor na juventude com Irene (Glória Menezes), mas casou-se com Iolanda (Suzana Faini), com quem teve três filhas: Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisele Fróes) e Cida (Claudia Ohana). Apesar dos problemas, mantém a família unida e é extremamente querido pela vizinhança. Abriu uma biblioteca pública na garagem de sua casa, onde realiza saraus à noite. Foi muito amigo de Gonçalo (Mauro Mendonça) no passado, mas atualmente os dois vivem em pé de guerra.
Iolanda (Suzana Faini) – Iolanda é uma mulher honesta, simples e com os dois pés na terra. Apesar de sua aparente fragilidade e calma, é dona de uma personalidade fortíssima. É controladora e tem muitos ciúmes de seu marido Copola (Tarcísio Meira), principalmente em relação à Irene (Glória Menezes), com quem o marido teve um caso na juventude. Dedicou sua vida ao marido e às três filhas: Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisela Fróes) e Cida (Claudia Ohana).
Catarina (Lilia Cabral) – Filha de Copola (Tarcísio Meira) e Iolanda (Suzana Faini), Catarina está sempre muito atarefada com os afazeres domésticos. É delicada, gentil, sonhadora e honesta. Casada com Leonardo (Jackson Antunes), tem dois filhos, Domenico (Eduardo Mello) e Mariana (Clarice Falcão). Abriu mão da carreira para se tornar dona de casa e sofre com as grosserias dos filhos e com o descaso e a indiferença do marido. Catarina é tratada como uma empregada por Leonardo e faz vista grossa para os casos extraconjugais dele.
Leonardo (Jackson Antunes) – Embrutecido pela vida, machista ao extremo e reacionário, vem de família pobre e se mudou para São Paulo ainda jovem para trabalhar. Arrumou emprego como operário na indústria de Gonçalo (Mauro Mendonça), casou-se com Catarina (Lilia Cabral) e teve dois filhos, Mariana (Clarice Falcão) e Domenico (Eduardo Mello). É um pai omisso e um marido execrável, tratando a mulher como empregada. Seu papel na fábrica é intimidar os operários que ameaçam fazer greve, o que fez com que ganhasse a antipatia do sogro Copola (Tarcísio Meira) e do concunhado Átila (Chico Diaz), que é casado com Lorena (Gisele Fróes), irmã de Catarina.
Domenico (Eduardo Mello) – Filho de Catarina (Lilia Cabral) e Leonardo (Jackson Antunes), Domenico é um menino problemático. Faz greve de fome, é capaz de ficar dias em silêncio e é revoltado. Vive em guerra declarada com o pai e não obedece a mãe.
Mariana (Clarice Falcão) – Filha de Catarina (Lilia Cabral) e Leonardo (Jackson Antunes) e irmã de Domenico (Eduardo Mello), é uma menina inteligente e perspicaz. É extrovertida, desbocada e explosiva, sendo a principal opositora do pai dentro de casa.
Lorena (Gisele Fróes) – Filha do meio de Copola (Tarcísio Meira) e Iolanda (Suzana Faini), é uma mulher bonita, sensual, vaidosa, consumista e de bom caráter. É casada com Átila (Chico Diaz) e tem um filho, Cassiano (Thiago Rodrigues). Tem uma família liberal e esclarecida, mas é dona de uma personalidade forte e dominadora. É ela quem dá sempre a última palavra em casa.
Átila (Chico Diaz) – É um homem alegre, honesto, simpático e boa gente. É casado com Lorena (Gisele Fróes) e um excelente pai para seu filho Cassiano (Thiago Rodrigues). Junto com Cassiano, toca música nos saraus promovidos por seu sogro Copola (Tarcísio Meira).
Cassiano (Thiago Rodrigues) – È um jovem bonito, romântico e inteligente. É filho de Lorena (Gisele Fróes) e Átila (Chico Diaz) e admira o pai acima de tudo. Os dois tocam música juntos nos saraus organizados por seu avô Copola (Tarcísio Meira). Apesar de jovem, Cassiano é muito responsável e leva o trabalho na fábrica muito a sério. Namora Lara, herdeira da empresa em que trabalha.
Cida (Claudia Ohana) – É uma mulher solitária, romântica, honesta e carente. A caçula das três irmãs é a única filha de Copola (Tarcísio Meira) e Iolanda (Suzana Faini) que ficou solteira, mas ainda sonha em um dia se casar. Trabalha como caminhoneira, para desespero da mãe.
Diva (Giulia Gam) – Nos anos 80, se envolveu com Augusto César (José Mayer) e com Elias (Leonardo Medeiros). Quando engravidou de Shiva Lênin (Miguel Rômulo), preferiu não revelar quem era o pai da criança, fazendo com que os dois amantes assumissem juntos a paternidade. É uma mulher misteriosa e bonita, que trocou de nome e que esconde sua beleza por trás do uniforme de presidiária, já que cumpre pena por uma acusação de tráfico internacional de drogas.
Augusto César (José Mayer) – É um homem bonito, atraente, romântico e delirante. É ufólogo atuante e realiza encontros para meditação. Ganhou fama de doido quando resolveu largar o rock para se tornar um eremita à espera de um disco voador. Acredita que a mulher Rosana Costa (Giulia Gam) foi abduzida por alienígenas há 13 anos e ainda vai retornar ao planeta para viver junto dele e do meio-filho, Shiva Lênin (Miguel Rômulo). Augusto César divide a paternidade de Shiva Lênin com Elias (Leonardo Medeiros), já que, em respeito à vontade da mulher desaparecida, não foi feito o exame de DNA na criança.
Shiva Lênin (Miguel Rômulo) – É um adolescente problemático, introspectivo e rebelde. Apesar de ser maduro para a idade que tem, Shiva é desobediente e não aceita nenhum dos dois pais. Tem problemas de auto-estima e de relacionamento na escola. Sente-se abandonado pela mão Rosana (Giulia Gam) que desapareceu quando ainda era pequeno.
Elias (Leoanardo Medeiros) – É casado com a professora Dedina (Helena Ranaldi). Trabalha como dentista e seu enorme coração o impede de cobrar pelas consultas de pessoas mais pobres. Nos anos 80, se envolveu com Rosana (Giulia Gam), uma mulher liberal, que desapareceu, deixando o filho Shiva Lênin (Miguel Rômulo) ainda bebê. Como na época Rosana também estava envolvida com o roqueiro Augusto César (José Mayer), Elias e Augusto César dividem a paternidade até hoje.
Dedina (Helena Ranaldi) – Uma mulher bonita, intelectualizada e cosmopolita, Dedina trabalha como professora e é casada com Elias (Leonardo Medeiros). Aparenta ter uma boa estrutura emocional, mas na verdade é bastante desequilibrada. Foi criada em uma cidade grande, por isso tem dificuldade em se adaptar a Triunfo.
Pepe (Jean Pierre Noher) – É argentino e veio morar no Brasil fugido da ditadura militar. Tocava bateria na banda de rock de Augusto César (José Mayer) nos anos 80, quando era aventureiro. Depois de largar a vida louca, tornou-se dono de um bar.
Maria do Céu (Deborah Secco) – È uma jovem belíssima, introspectiva e misteriosa. Aparenta ser tímida, mas na verdade é dissimulada. É de família pobre e veio com o pai Edivaldo (Nelson Xavier) e com a irmã Greice (Roberta Gualda) para a cidade grande. É inconformada com a situação de miséria em que vive.
Greice (Roberta Gualda) – É filha de Edivaldo (Nelson Xavier) e irmã de Maria do Céu (Deborah Secco). É de família muito pobre, que veio do interior em busca de uma vida melhor. É inteligente, de bom caráter, justa e honesta.
Edivaldo (Nelson Xavier) – É pai de Maria do Céu (Deborah Secco) e Greice (Roberta Gualda). É um homem bronco, analfabeto, que criou sozinho as duas filhas depois da morte de sua mulher. Trabalha nas minas de diamante das empresas de Gonçalo (Mauro Mendonça).
Cléo (Paula Burlamaqui) – Uma mulher bonita, sensual e bem humorada. Muda-se para Triunfo e abre um restaurante que faz muito sucesso na cidade. Os homens ficam encantados com o talento de Cleo no fogão e também com a beleza da mestre-cuca. Dona de um passado misterioso, ela não se envolve com ninguém.