Resumo O Cravo e a Rosa de 13 a 29/07

cenas de o cravo e a rosa

Quarta, 13 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 158

Batista confirma ter exigido que Catarina consumasse o casamento em troca da herança. Petruchio fica furioso, e Catarina joga vasos. Marcela manda Heitor visitar Edmundo. Catarina exige que o delegado apure o roubo das apólices e garante que Edmundo é inocente. Lindinha proíbe Januário de provar o queijo. Candoca propõe pegar Serafim para tirar Edmundo da cadeia. Cornélio sugere que Marcela faça uma festa de fim de ano. Catarina surpreende Petruchio e Lindinha abraçados.

Quinta, 14 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 159

Lindinha diz a Catarina que não quer se casar com Januário, pois gosta de outro. Petruchio e Catarina discutem e declaram guerra. Marcela aceita a idéia de dar uma festa de fim de ano. Teodoro reconhece Kiki e exige que ela esclareça tudo para Batista. Serafim gosta de saber que Candoca está livre e desimpedida. Catarina se lamenta com Joana. Ezequiel sonda Joaquim. Teodoro tenta convencer Joaquim a mudar o testamento e diz que Batista tentará anulá-lo. Heitor visita Edmundo e pede que ele desista de Bianca.

cenas de o cravo e a rosacenas de o cravo e a rosa
Reprodução TV Globo

Sexta, 15 de julho – O Cravo e a Rosa – capítulo 160

Edmundo desabafa com outro preso, que tenta alertá-lo contra Heitor. Marcela manda Heitor exigir que Bianca se case com ele em troca da liberdade de Edmundo. Petruchio não consegue vender o queijo, sabotado por Lindinha. Petruchio culpa Catarina pelo prejuízo. Batista visita Joana. Marcela convence Joaquim de que é inocente, mas não consegue fazê-lo alterar o testamento. Cornélio avisa que Batista vai dar uma festa. Heitor propõe libertar Edmundo se Bianca se casar com ele.

Segunda, 18 de julho – O Cravo e a Rosa – capítulo 161

Catarina e Neca decidem provar que sabem fazer um bom queijo. Berenice diz a Batista que Joana tem passado as noites fora. Marcela aconselha Bianca a aceitar a proposta de Heitor. Serafim convida Candoca para a festa. Catarina manda avisar que não vai passar o fim de ano com Batista. Celso e Fábio recebem convite para a festa e estranham. Cornélio propõe um brinde e pede que Dinorá toque violino.

Terça, 19 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 162

Cornélio insiste e Dinorá não tem como deixar de tocar violino. Celso fica apavorado. Fábio derruba champagne no violino. Marcela garante que não convidou Celso e Fábio para a festa. Edmundo pensa em Bianca. Heitor insiste que liberta Edmundo em troca do casamento com Bianca. Hildegard procura Fábio. Lourdes e Bárbara desconfiam. Petruchio e Catarina se beijam, mas ele logo se afasta. Catarina se declara a Petruchio. Mimosa vai à fazenda. Petruchio se recusa a fazer as pazes com Catarina e eles brigam.

Quarta, 20 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 163

Calixto e Mimosa apartam a briga. Mimosa conta a Catarina sobre chantagem que Heitor está fazendo com Bianca. Ela decide falar com Heitor. Neca sente ciúme de Calixto. Calixto beija Mimosa, que desmaia. Petruchio e Catarina tentam acordá-la e querem saber o que Calixto fez para deixá-la desacordada. Josefa alerta Dinorá que Cornélio está desconfiado. Dalva aconselha Candoca a aceitar a corte de Serafim. Mimosa volta a si em estado de graça. Lindinha comunica estar levando adiante o plano para destruir Petruchio e desconfia que Joaquim pegou as apólices. Catarina pergunta a Heitor o que ele sabe sobre o roubo da herança.

Quinta, 21 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 164

Catarina manda Heitor se afastar de Bianca. Januário encontra Lindinha conversando com Joaquim. Josefa pressiona Heitor a se casar logo com Bianca. Mimosa confessa que só pensa em ser beijada novamente. Calixto desabafa com Petruchio, que o convence de que Mimosa desmaiou de susto. Batista procura Joana. Teodoro e Kiki se beijam. Catarina decide visitar o comprador do queijo da fazenda. Mimosa faz tudo errado na cozinha. Calixto vai vê-la. Marcela e Bianca vão à delegacia. Edmundo e Bianca se encontram.

Sexta, 22 de julho – O Cravo e a Rosa – capítulo 165

Edmundo pede que Bianca aceite a proposta de Heitor. Para convencê-la, diz que não a ama. Mimosa tenta agarrar Calixto. Dinorá vai ao encontro de Celso. Mimosa aconselha Bianca a dar uma chance a Heitor. Candoca garante que não gosta de Serafim. Fábio alerta Celso de que Cornélio está desconfiado. Dinorá precisa aprender a tocar violino, mas Celso não sabe. Joana se recusa a voltar para Batista. O feirante devolve os queijos. Petruchio culpa Catarina e decide temperar pessoalmente a próxima encomenda.

Segunda, 25 de julho – O Cravo e a Rosa – O Cravo e a Rosa

Catarina aconselha Petruchio. Batista e Marcela não se entendem na cama. Bianca diz a Heitor que aceita a proposta dele, mas antes Edmundo deve ser solto. Bárbara e Lourdes decidem descobrir o que Hildegard está fazendo com Fábio. Heitor diz a Josefa que é ele quem vai tirar Edmundo da cadeia. Petruchio prepara o queijo. Kiki e Teodoro fazem planos para lançá-lo na carreira política. Heitor avisa Serafim que Josefa é o álibi para libertar Edmundo. Nasce um bezerro na fazenda. Lindinha enche o coalho de sal.

Terça, 26 de julho – O Cravo e a Rosa  – O Cravo e a Rosa

Lindinha esnoba Januário. Triste, ele mexe o queijo. Batista se sai mal numa reunião política. Kiki pede ajuda a Joaquim para acabar com a candidatura de Batista. Joana deixa que Batista pense que ela tem um novo amor. Josefa depõe a favor de Edmundo. Serafim entra com um pedido de habeas corpus e Edmundo sai da cadeia. Dalva pede que Cornélio assista a uma aula de Dinorá. Dalva se recusa a hospedar Edmundo. Cornélio se surpreende com o depoimento de Josefa. Petruchio perde outro freguês. Buscapé conta que Januário mexeu o queijo.

Quarta, 27 de julho – O Cravo e a Rosa – O Cravo e a Rosa  – capítulo 165

Catarina não acredita que Januário tenha estragado o queijo. Lindinha o acusa. Petruchio o coloca para fora da fazenda. Januário desconfia de Lindinha, mas não tem coragem de acusá-la para Catarina. Edmundo deixa a casa de Dalva. Marcela convence Batista a aceitar o casamento de Bianca com Heitor. Januário conversa com Joaquim. Neca desconfia de Lindinha. Calixto não acredita que Petruchio recupere a clientela e acusa Catarina pela crise na fazenda. Joaquim admite que Lindinha estragou os queijos. Serafim hospeda Edmundo. Heitor avisa Bianca que Edmundo está livre e lhe pede um beijo.

Quinta, 28 de julho – O Cravo e a Rosa  – capítulo 169, quinta, 28 de julho

Bianca se recusa a beijar Heitor. Catarina faz o queijo. Marcela manda Heitor descobrir o que se passa na fazenda de Petruchio. Mimosa continua no mundo da lua. Cornélio conversa com Batista sobre Heitor. Buscapé adverte Catarina em relação à Lindinha. Inácio promete dar a Cornélio uma chave mestra. Lourdes e Bárbara flagram Hildegard com Fábio, que finge estar hipnotizado. Batista exige que Heitor trabalhe. Edmundo não tem dinheiro para comer. Petruchio avisa que ninguém quer o seu queijo. Lindinha ouve Calixto dizer que Petruchio ficou com a herança de Catarina.

Sexta, 29 de julho – O Cravo e a Rosa – capítulo 170, sexta, 29 de julho

Petruchio nega ter pego o dinheiro de Catarina. Heitor raspa o bigode. Petruchio recusa o beijo de Catarina. Edmundo não consegue trabalho. Marcela pede que Batista interdite Joaquim. Teodoro precisa do dinheiro de Joaquim para sua campanha. Teodoro pede que Joana desmoralize Batista, contando sua história para os jornais. Ela se recusa a trair o pai de seus filhos. Cornélio se veste de camareiro. Serafim emprega Heitor na revista de bordados. Heitor e Edmundo se encontram. Petruchio leva Lindinha à cidade. Serafim pede que o professor deixe a redação da revista. Edmundo não tem para onde ir.

Terça, 21 de junho – O Cravo e a Rosa – capítulo 139, terça, 21 de junho

Petruchio vai dormir no estábulo. Catarina fica arrasada. Josefa sugere que Dinorá tire dinheiro da carteira de Heitor. Marcela e Batista não conseguem dormir, pois os dois roncam. Petruchio acorda ardendo em febre e desmaia. Dinorá dá a Marcela parte do dinheiro do colar. Bianca marca encontro com Edmundo. Candoca começa a desconfiar de Edmundo. Catarina decide chamar um médico para examinar Petruchio.

*A ordem dos capítulos da novela “O Cravo e a Rosa” podem sofrer mudanças devido a edição do “Vale a Pena Ver de Novo” feita pela emissora.

CAPÍTULOS ANTERIORES

Catarina e Petruchio - O Cravo e a RosaCatarina e Petruchio - O Cravo e a Rosa
Reprodução TV Globo

A TRAMA DE O CRAVO E A ROSA


Catarina (Adriana Esteves), mulher moderna para os anos 20, é conhecida como “a fera” por colocar todos os seus pretendentes para correr. Mas ela esbarra na teimosia cínica de Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que inicialmente decide conquistá-la para ganhar o dote do casamento e salvar sua fazenda de ser leiloada. Os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer, protagonizando cenas bem-humoradas, pois Catarina recusa o papel de lavar ceroulas e Petruchio a quer como a rainha do lar. A história é inspirada em ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare, com referências à novela ‘O Machão’, escrita por Ivani Ribeiro. A comédia romântica retrata o comportamento da época, com referências históricas como a luta pelo voto feminino e o novo papel da mulher na sociedade.    Autoria: Walcyr Carrasco e coautoria de Mário Teixeira. Direção: Direção de núcleo de Denis Carvalho e direção geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra.

PERSONAGENS

Catarina (Adriana Esteves) : Filha de Nicanor Batista, Catarina é uma mulher rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes, e leva as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de ideias modernas para a época. Sua vida muda após conhecer e apaixonar por Petruchio (Eduardo Moscovis), um caipira rude e que faz de tudo para se casar com ela.

Petruchio (Eduardo Moscovis):  Machão convicto, rapaz rude, com ideias tradicionais, opostas às de Catarina (Adriana Esteves). Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também jurou nunca se casar pois, segundo pensa, mulher é só para namorar e roubar beijos. Resolve enfrentar Catarina interessado no dote. Mas desde o primeiro momento apaixona-se por ela, embora não reconheça. Finge que é um cordeirinho até se casar. Depois, inicia uma guerra doméstica para que ela se torne uma “rainha do lar”. Na verdade, quer conquistar o amor da “fera”. Na frente de Catarina, faz questão de ser mais grosseirão do que é.

Marcela de Almeida Leal (Drica Moraes): Filha de Joaquim (Carlos Vereza), nascida Muriel, volta à cidade com o nome de Marcela. Apaixonada por Petruchio (Eduardo Moscovis), inferniza a sua vida e a de Catarina (Adriana Esteves), até se envolver com Batista (Luís Melo), de olho no dinheiro do banqueiro. Chega acompanha do cúmplice Ezequiel (Déo Garcez).

Bianca Batista (Leandra Leal): Filha de Nicanor Batista (Luís Melo), irmã de Catarina (Adriana Esteves), o seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor (Rodrigo Faro). O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se por Edmundo (Ângelo Antônio).

Nicanor Batista (Luís Melo): Pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal), homem sério e muito rico, que deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas tem vida dupla. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se de caixeiro-viajante. E está prestes a começar uma terceira família, com a cocotte Kiki (Rejane Arruda). Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. Sofre de gastrite, e é graças às pontadas no estômago que consegue controlar a filha: a cada vez que ela desobedece, diz que está passando mal.

ELENCO:

Ângelo Antônio – Edmundo das Neves

Rodrigo Faro – Heitor Lacerda de Moura

Tássia Camargo – Joana Penaforte

Maria Padilha – Dinorá de Moura Valente

Ney Latorraca – Cornélio Valente

Murilo Rosa – Celso de Lucca

Suely Franco – Mimosa Gomes da Costa

Pedro Paulo – Rangel Calixto de Oliveira

Eva Todor – Josefa Lacerda de Moura

João Vitti Serafim – Amaral Tourinho

Carlos Vereza – Joaquim de Almeida Leal

Vanessa Gerbelli – Linda de Oliveira (Lindinha)

A trama é de autoria de Walcyr Carrasco, coautoria de Mário Teixeira e colaboração de Duca Rachid, direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra e direção de Amora Mautner. A direção de núcleo é de Dennis Carvalho.      

ENTREVISTA COM ADRIANA ESTEVES

adriana-esteves-catarina-o-cravo-e-a-rosaadriana-esteves-catarina-o-cravo-e-a-rosa
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Tive uma grande surpresa ao saber que ‘O Cravo e a Rosa’ iria ao ar novamente. É uma das novelas mais lindas de que já participei.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Esse trabalho foi especialmente importante para mim. Eu tinha acabado de ter meu primeiro e tão desejado filho, Felipe. Estava completamente encantada com a maternidade, transformada por ela e absolutamente entusiasmada para trabalhar.

Quais foram os principais desafios para viver a Catarina? De onde buscou inspiração para compor a personagem? O clássico ‘A Megera Domada’ foi sua principal referência?

Sem dúvida minha principal referência foi a própria Catarina de ‘A Megera Domada’. Texto riquíssimo, e Walcyr Carrasco foi totalmente fiel à obra.

E como foi viver uma feminista dos anos 20? O que se recorda da preparação para entender a sociedade dessa época?

Tivemos um trabalho de pesquisa muito rico sobre a época. Foi encantador entender e falar de uma mulher a frente de seu tempo, representante do feminismo nos anos 20.

Como analisa a trajetória da Catarina na trama e a relação tumultuada com o Petruchio?

É uma linda história de amor em que ambos têm de se transformar pra poder viver esse amor.

Como foi a parceria com o Eduardo Moscovis?

Minha parceria com Eduardo foi um dos grandes encontros da minha história profissional. Acredito que da dele também. Essa novela nos uniu pra toda vida.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Amava as cenas em que a Catarina perdia o controle e quebrava tudo (risos).

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama? Como eram os bastidores?

Foi um dos melhores bastidores de minha vida. Colegas de elenco deslumbrantes! A equipe toda da novela era espetacular. Um bastidor leve, cheio de alegria e pessoas talentosas.

Até hoje o público fala da Catarina com você? Como são essas abordagens?

Sim. As pessoas falam muito para mim curiosidades como terem colocado o nome das filhas de Catarina. Ou terem cortado o cabelo com o corte semelhante ao dela. Fora do país, especialmente Portugal, a novela foi um grande sucesso e é sempre lembrada.

Você pretende assistir novamente à trama?

Vou assistir sim. E mostrar para os meus filhos, que não viram. É uma novela que me orgulho muito e vai novamente trazer muita alegria para o nosso povo brasileiro que está mais do que nunca precisando ver beleza, luz, vida!

ENTREVISTA COM EDUARDO MOSCOVIS

Petruchio - eduardo moscovisPetruchio - eduardo moscovis
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Adorei! A novela é muito bem escrita, baseada num grande clássico (A Megera Domada), bem dirigida e com um elenco primoroso.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Petruchio é um dos personagens mais lembrados da minha carreira . Sem dúvida alguma foi ótimo fazer uma novela onde pude exercitar o humor e a caracterização do personagem.

Quais foram os principais desafios para viver o Petruchio? De onde buscou inspiração para compor o personagem?

Fizemos um trabalho muito específico de preparação. O meu núcleo, o da fazenda, fez um trabalho à parte do restante do elenco. Fomos para a fazenda vários dias seguidos. Aprendemos a fazer queijo, andar de charrete, cavalo, corríamos atrás das galinhas e porcos e outras coisas assim (risos).

E como foi viver um homem dos anos 20, que era um pouco machista?

Petruchio era mais bronco do que machista. Catarina, a ‘megera’ a ser domada, era uma mulher à frente da sua época. E foi amor à primeira vista… Petruchio era doce e apaixonado.

Como analisa a trajetória do Petruchio na trama e a relação tumultuada com a Catarina?

Eram duas criaturas muito diferentes. Ele, um homem bronco, do campo, simples, mas com muita ética e valores. Ela rica, estudada, refinada, moradora da cidade e frequentadora da elite. Mas tinham uma atração absurda um pelo outro.

Como foi a parceria com a Adriana Esteves?

Adriana é uma parceirona. Uma baita atriz, com um senso de humor e ironia deliciosos.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Uma especificamente não. Lembro muito das nossas cenas de briga, quando jogávamos coisas um no outro . Nos divertíamos muito. Lembro com muito carinho e saudade das cenas na fazenda com Pedro Paulo Rangel, Ana Lúcia Torre, Taumaturgo Ferreira e Vanessa Gerbelli.

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama e dos bastidores?

A parceria de todo o elenco e equipe. Após o término das gravações continuamos fazendo um encontro mensal durante um ano. Ou mais…

Até hoje o público fala do Petruchio e da novela com você? Como são essas abordagens?

Muita gente me chama de Petruchio até hoje. Ou pergunta pela Catarina (risos).

Você pretende assistir novamente à trama?

Sim! Quero assistir com o meu filho caçula.

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa, em reprise num Vale a Pena Ver de Novo em horário alternativo, exibido pela TV Globo de segunda à sexta às 14h40.  Saiba tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos do folhetim de Walcyr Carrasco, exibido originalmente em 221 capítulos e protagonizada por Adriana Esteves, Eduardo Moscovis e Drica Moraes.

Siga fofocasefamosos.com.br no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias